A prevenção eficaz da endometriose pode até ser uma meta inalcançável, mas a verdade é que é possível diminuir significativamente as probabilidades de ocorrência deste sério problema de saúde. Para tal, há um pequeno conjunto de medidas que deverá sempre tentar adoptar:
Tabela de Conteúdos
Evite o stress
Já há estudos que confirmam a correlação entre o sistema imunitário e a progressão da endometriose. Sendo que o sistema imunitário pode ser negativamente afectado pelo stress, tentar levar um dia-a-dia o mais relaxado possível acabará por surtir um efeito benéfico no controlo da doença.
Exercite-se regularmente
O exercício físico contribui para a libertação de endorfinas, que mais não são do que um analgésico natural que apresenta uma excelente capacidade de aliviar a dor e reduzir os níveis de estrogénio. Isto favorecerá o controlo dos efeitos nocivos da endometriose. Uma simples caminhada já poderá desempenhar um papel bastante benéfico na manutenção de um corpo saudável, pelo que, recomenda-se que se exercite, pelo menos, 3 vezes por semana, nem que seja de forma muito moderada.
Alimente-se bem
Uma alimentação nutricionalmente equilibrada ajudará a evitar muitos problemas de saúde. Ao consumir alimentos ricos em ómega 3, estará a diminuir a presença estrogénio no sangue, factor determinante para o desenvolvimento da doença. Frutas, verduras e legumes poderão ajudá-lo a obter todos os nutrientes de que necessita para se manter o mais saudável possível.
Reduza o consumo de carne vermelha
A carne vermelha é activamente responsável por estimular a produção de substâncias associadas ao desenvolvimento de inflamações. Ao evitá-la, estará a diminuir drasticamente o desconforto causado pela endometriose.
Visite o seu ginecologista com frequência
Visitas regulares ao médico podem ajudar a evitar e a controlar muitos problemas de saúde. Assim sendo, sempre que sinta algo de pouco usual a passar-se com o seu corpo, é importante que recorra rapidamente ao seu médico, de modo a que o problema possa ser identificado e tratado o mais atempadamente possível.
Conclusão
Apesar de nenhuma destas dicas garantir a prevenção da endometriose, segui-las à risca permitir-lhe-á diminuir, não só as probabilidades de ocorrência, como também os sintomas desconfortáveis produzidos por esta doença.