Você sabia que a planta da linhaça surgiu na região da Mesopotâmia, desde 5 mil a.C.? Sendo hoje um dos produtos naturais mais vendidos, é oferecido como grão, farelo, óleo e até suplemento.
A linhaça pode ser considerada um cereal sem glúten, é utilizada na culinária para aqueles que buscam por alimentos saudáveis e práticos.
Traz muitos benefícios para o funcionamento do organismo por ser rico em diversos nutrientes, é considerado a fonte vegetal mais rica de Ômega 3, pois possui:
- Fibras
- Magnésio
- Manganês
- Zinco
- Proteínas
- Ferro
- Cálcio
- Carboidratos
Não dá para negar que a linhaça é uma boa aliada de uma alimentação saudável e equilibrada, inclusive seu consumo age de forma preventiva e curativa em muitos pontos do organismo.
Tabela de Conteúdos
Consumo da linhaça
Mesmo sendo um alimento rico em nutrientes e que faça muito bem a saúde, não é recomendado o consumo excessivo e sem instruções médicas, isso porque, existe também as contraindicações para o seu consumo.
Por apresentar em destaque nutricional a fibra, a linhaça não é recomendada para crianças com menos de seis meses, pois o aparelho digestório delas ainda não consegue digerir de forma 100% eficaz. Além das crianças, pessoas que possui um intestino com funcionamento ágil podem apresentar desconforto ao consumi-la.
Mas de forma geral, a linhaça auxilia na liberação da glicose no sangue e reduz o acúmulo de gordura no corpo. Continue a leitura para entender os principais benefícios de seu consumo.
Um coração mais saudável
Para ter uma boa qualidade de vida, é preciso também um coração saudável com um bom fluxo sanguíneo.
A linhaça é rica em ômega 3, que é uma gordura poli-insaturada, ou seja, auxilia na redução do colesterol ruim e no aumento do colesterol bom.
Como consequência, as artérias e veias são prevenidas, o que evita o aumento da pressão arterial que pode levar ao infarto ou AVC.
Controle de diabetes
Devido seu valor nutritivo de fibra ser alto, a linhaça produz uma “barreira” que deixa a glicose mais lenta na corrente sanguínea, impedindo os picos glicêmicos.
Com isso, também é diminuído a insulina que evita que a glicose entre nas células, ou seja, diminui o nível de açúcar no sangue.
Melhora no funcionamento do intestino e ajuda no emagrecimento
Com a diminuição da insulina no organismo, logo nota-se a diminuição da necessidade de ingerir alimentos em maior quantidade, principalmente, que contenha alto nível de glicose.
O que além de gerar menos massa calórica, também auxilia no funcionamento do intestino.
Pois com o alto nível nutritivo de fibras na linhaça e o consumo de água adequado, o processo digestivo se torna mais eficaz e estimula a flora intestinal, resultando na melhora do funcionamento e ainda garantindo melhor imunidade pela maior produção de anticorpos.
Controle de inflamação
Acredita-se que a alimentação atualmente contém mais fontes do ômega 6 do que do ômega 3, o que deixa o organismo desequilibrado e mais propenso a inflamações, mas com o consumo da linhaça, há maior equilíbrio.
De qualquer forma, a linhaça possui, devido ao ômega 3, o ácido alfa linoléico (ALA): nutriente capaz de produzir reações anti inflamatórias.
Protege o organismo e previne alguns tipos de câncer
Os ácidos graxos, como consequência da digestão das fibras impedem que bactérias ruins do intestino cheguem à corrente sanguínea e infectam o restante do corpo.
Mas além da fibra, outro nutriente muito rico na linhaça é a lignana, conhecida como fitoestrógeno por ser muito parecido com o hormônio feminino estrógeno, possui uma função protetora de alguns tipos de câncer, como o câncer de mama, por auxiliar na destruição de células defeituosas.
Sendo responsável também por diminuir os sintomas da menopausa e trazer consequências positivas na saúde óssea, principalmente das mulheres.
Vale ressaltar, também que existem dois tipos de linhaça, a dourada que possui um cultivo orgânico e contém ômega 3, 6 e 9 e a marrom que contém somente o ômega 3. Porém, não apresentam grande diferenças nutricionais.
Ambas podem ser encontradas para consumo em quatro formas diferentes:
- Farinha: para uso em sucos, saladas, frutas e iogurtes. Por já serem trituradas apresentam melhor absorção dos nutrientes.
- Grão: não é a melhor opção, pois ao consumi-la o ideal é mastigar até quebrar sua casa. Caso o contrário, por ser feita de celulose, não é digerida no intestino e impede a absorção dos nutrientes.
- Óleo: pode ser utilizado como tempero de saladas, por exemplo. Mas seu consumo só é bom quando frio, no caso do óleo ser aquecido a temperatura anula seus nutrientes.
- Suplemento: devido ao processo de manipulação e encapsulamento, nem sempre apresenta o mesmo resultado, sendo preferível o consumo das outras formas.
Lembrando que para o consumo da linhaça, principalmente como suplemento, é necessário o acompanhamento de um médico, para isso você pode contar com convênios médicos.
Além disso, é válido um acompanhamento com dentistas, afinal, todo nutriente passa primeiro pela boca, também é possível contar com convênio odontológico individual ou empresarial.
Importância dos nutrientes para a saúde bucal
Partindo do princípio que o primeiro contato de todos os alimentos é a boca, esse é o primeiro contato dos nutrientes no organismo.
Ou seja, se sua alimentação é ruim, os primeiros sinais serão mostrados na sua saúde bucal, o mesmo acontece quando se ingere bons nutrientes.
A linhaça, assim como traz benefícios por todo o organismo, gera um impacto positivo para a saúde de sua boca.
Levando em consideração que quando sua higiene bucal está comprometida, o primeiro sintoma é a inflamação ocasionada pelas placas bacterianas e tártaro. Um dos benefícios mais notáveis, é sua ação anti inflamatória.
Mas ela também auxilia na produção de saliva, que está diretamente ligada a higiene, e por trazer nutrientes como ferro, magnésio e vitamina B que servem para fortalecer a gengiva e os dentes.
A falta desses nutrientes são um prato cheia para doenças como a periodontite, que além de enfraquecer os tecidos e os ossos, podem levar a perda dos dentes.
Por isso é muito importante contar com um plano odontológico, para ir a consultas regulares ao dentista e fazer limpezas ao menos uma ou duas vezes ao ano.
Além da ação anti inflamatória, a linhaça, como já dito acima, regula o açúcar no sangue. Com isso, favorecem o esmalte dos dentes e diminui a acidez bucal, prevenindo a força e evitando a sensibilidade.
Com um plano de saúde dentário, você consegue contar com a prevenção de possíveis doenças, fazer um check up anual, além de poder ser instruído pelo seu dentista de alimentos que possam prejudicar a saúde ou fortalecê-la, como com a linhaça.
A saúde bucal, física e mental fazem parte de um só organismo, cuidando de uma você está cuidando de todas. Então imagina as vantagens de dar a devida atenção em cada uma delas, não é mesmo?!
Busque pelo plano médico e o plano odonto para ficar por dentro de todos os cuidados que você pode seguir para garantir seu bem estar, sua saúde e seu sorriso em dia!
Conteúdo produzido por Giulia Vaz, redatora na empresa Ideal Odonto