O que são rugas

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

rugasAs rugas são uma parte ou marca natural do envelhecimento, mas são mais proeminentes em pessoas cuja exposição solar foi excessiva e ocorre geralmente na face, pescoço, mãos e antebraços. Embora a genética seja o factor mais importante para a estrutura e textura da pele, a exposição solar contribui em grande parte para as rugas. A exposição ambiental, como por exemplo ao calor, vento e pó, bem como ao fumo, pode também contribuir significativamente para a eclosão de rugas.

Se as rugas o/a incomodam, saiba que você tem várias opções que podem ajudar a eliminar ou pelo menos reduzir a sua aparência. A cirurgia, medicamentos, injecções e outros técnicas de tratamento para a pele fazem parte de uma lista abrangente de tratamentos eficazes para as rugas.

 

Causas

As rugas resultam de uma combinação de factores, sendo que uns você pode controlar e outros não. Vejamos abaixo as principais causas das rugas:

  • Idade – À maneira que você envelhece, a sua pele fica naturalmente menos elástica e mais frágil. A menor produção de óleos naturais faz com que a sua pele seque e pareça mais enrugada. A gordura nas camadas profundas da sua pele, que confere um aspecto de maior preenchimento, começa a diminuir. Isto com que as rugas se evidenciem.
  • Exposição a luzes ultravioletas – A radiação ultravioleta acelera o processo natural de envelhecimento e é a causa primária para o enrugamento precoce. A exposição à luz ultravioleta quebra os tecidos da sua pele, o colágeno e as fibras de elastina, que se situam numa camada profunda da sua pele, designada de derme. Sem este tecido de ligação que funciona como um suporte, a sua pele perde a sua força e flexibilidade. Como resultado, assiste-se ao enrugamento prematuro.
  • Fumo – O fumo pode acelerar o processo de envelhecimento natural da sua pele, contribuindo para o surgimento das rugas. Isto pode dever-se às mudanças que se verificam no fornecimento de sangue para a sua pele.
  • Expressões faciais repetidas – Os movimentos e expressões faciais, como o sorriso, podem levar ao surgimento de linhas finas e rugas. Sempre que utiliza um músculo facial, existe um movimento na superfície da sua pele. À maneira que a pele envelhece, ela perde a sua flexibilidade e capacidade de regeneração.
  • Género – As mulheres tendem a desenvolver mais rugas em volta das suas bocas do que os homens. Isto pode acontecer devido às mulheres terem menos glândulas que segregam um óleo conhecido como sebo (glândulas sebáceas) para lubrificarem a sua pele e alguns vasos sanguíneos naquela área.
  • Má nutrição – Acredita-se que uma nutrição deficiente contribui para o envelhecimento da pele.

 

Sintomas das rugas

As rugas são as linhas e os vincos que se formam na sua pele. Algumas rugas podem-se tornar mais profundas, ficando visíveis em torno dos olhos, boca e pescoço.

Se você está preocupado/a com a aparência da sua pele, consulte um dermatologista, o qual pode-lhe ajudar a criar um plano personalizado de cuidados para a sua pele através de uma avaliação do seu tipo de pele, bem como da condição em que se encontra a mesma. O dermatologista pode ainda recomendar-lhe tratamentos para eliminar ou reduzir substancialmente a aparência das rugas.

 

Quais são as opções de tratamento para rugas?

Existem várias opções de o seu tratamento que não incluem uma visita ao médico nem mesmo receita médica, como cremes e loções. Mas existem outros tratamentos mais complexos, que são normalmente aplicados por médicos/dermatologistas. A remoção de camadas de pele é uma forma eficaz de ter novamente uma pele mais nova e suave. As opções incluem:

  • Dermoabrasão e peeling químico, dois métodos tradicionais para melhorar a pele superficial
  • Terapia com laser, que geralmente fomenta a produção de colágeno
  • Botox

Se você está a ponderar sobre qual o melhor tratamento para si, consulte o seu médico dermatologista, o qual poderá aconselhar-lhe sobre os meios de tratamentos disponíveis e qual o mais adequado para o seu caso.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.