Rica Saude

Riscos de tomar banhos de sol sem proteção

Especialmente na época do Verão, adoramos tomar banhos de sol. Deitados na praia ou na relva e bronzeando a nossa pele. Embora este sentimento de calor possa ser verdadeiramente gratificante, também vem com grandes riscos.
Entre as consequências mais alarmantes está que a exposição desprotegida ao sol pode levar a cancro de pele e melanoma, mas estes riscos podem ser evitados se forem usadas proteção e precauções adequadas. Para saber mais, continue a ler.
banhos de sol sem proteção

Quais são os danos da exposição solar sem proteção?

Cancro de pele e melanoma

Como mencionámos, o cancro de pele e os melanomas estão entre os riscos mais sérios de exposição solar, pelo que vale a pena reiterar este aspeto. Muitas pessoas tendem a acreditar que as consequências da exposição solar são temporárias ou facilmente resolvidas, mas nem sempre é esse o caso.
De acordo com muitos estudos, o poder dos raios UV provoca alterações na estrutura do ADN, mas se isto não acontecer, terá uma célula com ADN mutante, que continuará a dividir-se indiscriminadamente. Esta mutação pode levar a danos no bom funcionamento (e ciclo) da célula. Neste caso, poderia desenvolver-se cancro de pele.
Existem diferentes tipos de cancro de pele, mas o associado à exposição solar é conhecido como melanoma. O melanoma é causado por um crescimento descontrolado de células pigmentares na pele. Aparece inicialmente como um pequeno sinal. Ao longo do tempo, o sinal muda de forma e tamanho, o que confirma que existe de facto uma atividade celular irregular.
Nestes casos, contudo, o tratamento seria remover o sinal o mais rapidamente possível. Nos casos mais graves, podem ocorrer metástases, em que as células cancerosas viajam através da corrente sanguínea para outros tecidos, crescendo neles e induzindo o cancro. Se isto acontecer, o caso torna-se ainda mais grave para tratar e pode ser letal.
Uma medida preventiva importante, para além do protetor solar e evitando a exposição prolongada, é conhecer o seu corpo.
Pode ser fundamental consultar um médico rapidamente se notar alguma marca estranha na pele.

Queimaduras na pele

As queimaduras são um dos riscos mais frequentes. Existem vários tipos, pelo que deve estar ciente dos mesmos. Quando são suaves, causam vermelhidão (eritema), alta sensibilidade e descolamento da pele. Este tipo de queimadura não é grave, pois cicatriza em poucos dias.
No entanto, se a exposição sem proteção solar foi mais prolongada, as camadas mais profundas da pele podem ser queimadas. São queimaduras de segundo grau, que podem ser acompanhadas de bolhas, edema e dor. Nesta altura deve ter em mente que as pessoas com pele clara são mais susceptíveis (isto deve-se aos baixos níveis de melanina que protegem o ADN e absorvem os raios UV), por isso é aconselhável consultar um médico se pensa que foi a queimadura foi mais grave.

Envelhecimento da pele

Outro risco de exposição solar desprotegida é o envelhecimento da pele: os raios UV danificam as fibras de elastina, causando a flacidez e fragilidade da pele.
Quando somos jovens, temos a capacidade de regenerar essas fibras, mas com a idade o efeito de envelhecimento é acentuado.

Insolação

No entanto, os riscos de exposição desprotegida ao sol vão para além da pele. Quando o nosso corpo não consegue regular a sua temperatura através da transpiração, podemos sofrer de insolação.
Estas são normalmente somatizadas por dores de cabeça, náuseas, sentimentos de fraqueza e batimentos cardíacos rápidos. Se alguma vez se sentir assim, encontre um lugar fresco, sente-se e beba muitos líquidos. Se não fizer esta última dica, poderá desenvolver sintomas mais graves. Estas incluem convulsões, vómitos, coma e até a morte.

Desidratação

Um último risco de exposição desprotegida ao sol que gostaríamos de mencionar é o da desidratação. Isto é a falta de água e de sais minerais no corpo. Os sintomas e consequências da desidratação podem ser dores de cabeça, tonturas, vertigens, tonturas, aumento do ritmo cardíaco e respiratório, delírios, espasmos e até a morte. Para evitar a desidratação basta beber muita água.
Isto conclui o nosso artigo. Lembre-se de que não é difícil ser cauteloso em relação à exposição solar. Basta beber água constantemente e evitar longos períodos de exposição e manter-se fresco, pode também proteger a sua pele e cabeça com roupa leve. Tenha em mente que o protetor solar é diferente para diferentes tipos de pele e nenhum oferece proteção completa, por isso é ideal que o seu médico lhe recomende o melhor protetor para si. Além disso, se começar a sentir-se mal, pare o que está a fazer e encontre um local com sombra onde possa descansar e fazer uma pausa. E, se desenvolver sintomas mais alarmantes, não hesite em consultar um profissional de saúde.
Exit mobile version