rinoplastia

Rinoplastia

rinoplastiaRinoplastia é uma cirurgia plástica à estrutura nasal. Pode ser realizada por dois motivos distintos. O primeiro prende-se com razões de saúde, quer em caso de deficiências genéticas que prejudiquem a respiração ou como correcção da estrutura depois de a pessoa sofrer um traumatismo por acidente; por outro lado também pode ser realizada por razões estéticas, quer para corrigir pequenas imperfeições quer para harmonizar as formas do rosto.

Rinoplastia por questões de saúde

Apesar da rinoplastia ser conhecida sobretudo como uma cirurgia cosmética, também pode ser realizada por questões de saúde. Pequenos defeitos de nascimento na estrutura nasal podem prejudicar a respiração, sendo estas cirurgias correctivas realizadas nas primeiras semanas de vida. Também em caso de acidente esta estrutura facial pode ser danificada ao ponto de ser necessária uma intervenção cirúrgica para evitar problemas respiratórios e de movimento facial.

Rinoplastia e a auto-estima

Continuando a falar de acidentes, por vezes a cirurgia não se impõe directamente por questões de saúde ou questões práticas, mas sim porque as vítimas destes defeitos desenvolvem por vezes problemas de auto-estima que acabam por prejudicar outros aspectos da sua vida. É claro que estes problemas de auto-estima podem ser aplicados a qualquer pessoa que julgue não ter um nariz como gostaria.

Pessoas que foram vítimas de troça em criança desenvolvem por vezes preconceitos em relação ao seu aspecto físico, e nestes casos uma rinoplastia pode trazer imensos benefícios. Mas mesmo sem preconceitos ou problemas de auto-estima, muitas mulheres recorrem à rinoplastia pura e simplesmente por motivos estéticos, aumentando a beleza do rosto, a harmonia facial e salientando a sua feminidade.

O que ter em conta antes de realizar uma rinoplastia?

A rinoplastia, como qualquer outra cirurgia, apresenta alguns perigos específicos sobre os quais qualquer pessoa interessada em submeter-se à cirurgia deve estar informada. É por isso necessária informação específica que deve ser obtida junto do cirurgião.

Perigos associados a cirurgias

Os perigos associados a qualquer cirurgia, como por exemplo a anestesia, hemorragias e infecções.

Necessidade de mais que uma cirurgia

Muitas vezes os pacientes que realizam rinoplastias e outras cirurgias estéticas não ficam totalmente satisfeitos com o resultado, o que leva a novas cirurgias. É necessário ter em conta que não conseguimos prever como toda a certeza qual será o nosso aspecto após uma cirurgia, existindo sempre o risco de insatisfação.

Informação é tudo

Apesar de não ser considerada uma cirurgia de risco, deve informar-se bem sobre todos os aspectos de uma rinoplastia, incluindo credenciais da clínica e cirurgião que a realiza, o que implica imagens de trabalhos anteriores, informações sobre o tipo de cirurgia, tempo de recuperação e cuidados futuros a ter.

Imagem via Wikimedia Commons

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.