Truques e remédios para evitar a retenção de líquidos

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

tratar a retenção de liquidosA retenção de líquidos é um problema que afecta muitas pessoas. De uma forma geral, aparece porque não se bebe água em quantidade suficiente ou porque se ingere demasiado sal ou açúcar.

São situações que fazem com que o corpo retenha líquido porque detecta baixos níveis do mesmo no organismo e guarda-o para garantir o seu correcto funcionamento.

Mas tratar a retenção de líquidos não é muito complicado se forem adoptados uma série de bons hábitos e alguns cuidados. No entanto, será sempre conveniente consultar um médico para descartar a existência de outras patologias por trás deste problema.

 

Alimentação

Normalmente a retenção de líquidos nota-se mais nos tornozelos, pernas, mãos, na parte baixa do ventre e das costas, e também na cara. As causas podem ser diversas e estar relacionadas com determinados medicamentos que se esteja a tomar. Alguns exemplos são os corticóides, a imobilidade prolongada, o calor, a má alimentação, entre outros motivos.

Mas é com a alimentação que devemos ter mais cuidado porque esta é crucial para evitar este problema. O melhor remédio é beber água para estar bem hidratado e conseguir eliminar mais líquido. Para além disso, podem tomar-se infusões ou caldos naturais, sobretudo pela manhã, até mesmo antes de tomar o pequeno-almoço. São benéficos, por exemplo, o chá de cavalinha (que é muito diurético), o zimbro, as folhas de oliveira ou a salsa, assim como os caldos de espargos e pepino.

Também é importante comer alimentos ricos em potássio, sendo necessário ingerir umas 400 gramas diárias. Neste grupo encontram-se o abacate, bananas, salsa, manjericão e as algas. Recomenda-se igualmente comer todos aqueles alimentos com pouco sódio, como por exemplo as maçãs, cerejas, ananás e as pêras.

A dieta deve ainda ser complementada com outros produtos como o arroz, as batatas, a aveia ou a soja.

retenção de líquidos

Exercício físico

Outro remédio para evitar a retenção de líquidos é fazer exercício. As pessoas com uma vida sedentária têm uma maior propensão para ter este problema.

Então qual é o melhor exercício? Qualquer um desde que se faça movimento com as pernas, como por exemplo caminhar, correr, saltar, etc.

Quando se está a trabalhar, e se não for possível levantar-se um pouco de hora a hora, então uma boa opção é mover os dedos dos pés para cima e para baixo durante alguns minutos.

remedio para retenção de lqiuidos

Cuidados adicionais com a retenção de líquidos

As pessoas com problemas mais severos de retenção de líquidos e todas aquelas que queiram evitar o agravamento deste problema, podem seguir ainda uma outra série de conselhos adicionais.

Por exemplo, funciona muito bem tomar duches alternados de água fria e manter as pernas ao alto durante alguns minutos. Fazer uma massagem linfática é também muito benéfico, tal como as sessões de pressoterapia.

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...