As uvas pretas e o vinho tinto são ricos em resveratrol, uma substância da família dos polifenóis, que se encontra, bem guardada, na pele e nas grainhas das uvas pretas.
Os hábitos alimentares de ingestão de uvas pretas, de sumo de uva preta e o consumo regular moderado de vinho tinto estão associados a numerosos benefícios de saúde atribuídos, não só mas maioritariamente, ao seu conteúdo em resveratrol.
Tabela de Conteúdos
Efeitos benéficos do resveratrol para a saúde
O resveratrol previne as doenças do sistema cardiovascular, enfartes do miocardio, insuficiência coronária e acidentes vasculares cerebrais, melhora os sintomas e equilibra o metabolismo da diabetes, contraria a obesidade, previne as doenças neurológicas degenerativas, tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias e aumenta a esperança de vida.
A investigação científica é muito abundante a evidenciar os efeitos benéficos do resveratrol:
Protector cardiovascular
Diminui a oxidação lipidica do colesterol LDL, diminuindo assim o risco de aterosclerose
Aumenta a resistência vascular aos efeitos da oxidação protegendo o sistema cardiovascular dos radicais livres de oxigenio.
Diminui a proliferação vascular das células musculares lisas da parede das arterias prevenindo a aterosclerose
Estimula a síntese endotelial do oxido nitrico , que lhe confere um benéfico efeito vasodilatador
Inibe a agregação das plaquetas prevenindo acidentes trombóticos.
Efeito antioxidante
O resveratrol tem um potente efeito antioxidante generalizado, protegendo os vários sistemas organicos do stress oxidativo, embora o seu efeito antioxidante seja especialmente marcado no sistema cardiovascular.
Na diabetes
Diminui alguns dos sintomas da diabetes, como a perda de peso, a fome e a sedes excessivas
Facilita a diminuição a resistência à insulina
Diminui a perda de memória e melhora a função cognitiva associada diabetes
No controlo da obesidade
A suplementação com resveratrol facilita o equilibrio lipídico e a regularização metabólica bem como diminui a pressão arterial
Protecção Cerebral
O resveratrol pode diminuir a formação das placas beta-amiloides caracteristicas da doença de Alzheimer e de outras doenças degenerativas neurológicas.
Efeito anti-inflamatório
O resveratrol diminui a sensação de dor tanto na inflamação aguda como na inflamação crónica
Diminui os sintomas de inflamação diminuindo a produção de oxido nitrico evitando assim uma vasodilatação.
Pode proteger a cartilagem e diminuir os sinais inflamatórios em alguns casos de artrite
Aumento da esperança de vida
A experimentação laboratorial com resveratrol mostrou aumentar a esperança de vida e diminui os sinais de envelhecimento mas o seu mecanismo de acção está, actualmente, envolto em controvérsia.
Onde se encontra o resveratrol?
Para além das uvas pretas e seus derivados, o resveratrol existe em várias espécies vegetais, sendo de realçar, pela sua elevada concentração, a hortaliça azedas e a raiz da planta japonesa a fallopia japonica. A produção industrial síntese de resveratrol é também possivel através vários de tipos de biotecnologia.
Suplementação com resveratrol
O resveratrol integra com muita frequência a composição de múltiplos suplementos nutricionais que visam a melhoria da capacidade anti-oxidante ou a protecção cardiovascular.
Não há efeitos adversos conhecidos.
Não há unanimidade quanto à dose diária ideal.O consumo de uvas pretas, de sumo de uva preta e de vinho tinto é dos segredos de vitalidade e longevidade dos povos da bacia do mediterrâneo.
Uvas pretas, sumo de uvas pretas, vinho tinto, sim obrigada!