Rica Saude

Ressaca: conselhos para aliviar os efeitos do álcool

ressacaO álcool deve ser sempre consumido com moderação e nunca de forma habitual. No entanto, durante o verão há uma tendência para se cometer excessos. Muitas vezes até é de forma involuntária e inconsciente, porque há mais saídas à noite, há mais festas, mais concertos, vai-se para novos destinos de férias e experimenta-se novas bebidas que não conhecíamos. Mas o resultado mais provável em cada uma destas situações é acabar com uma ressaca no dia seguinte.

Quando esta aparece, é possível tomar uma série de medidas para aliviar os sintomas. Mas atenção: insistimos que beber de forma não moderada não é nada saudável e, embora os efeitos possam ser minimizados, os danos vão permanecendo no organismo.

 

Beber líquidos

A primeira coisa a fazer quando se tem uma ressaca é beber muita água. A razão para isso é que o álcool provoca desidratação no corpo porque inibe a hormona encarregue de manter os níveis de reserva no organismo.

Para além de água, também é recomendável beber bebidas com gás, mas sem álcool e nunca misturadas com este. A razão para isso é porque há investigações levadas a cabo em várias universidades que constatam que este tipo de bebidas ajuda a eliminar o álcool do organismo. Entre as que melhores resultados dão está a Sprite.

Os sumos, tal como comer fruta, ajudam a minimizar os efeitos da ressaca. É aconselhável beber sumos ou então comer peças de fruta que sejam ricas em vitamina C porque, juntamente com a frutose, ajudam o fígado a metabolizar o álcool e assim acelera-se a sua eliminação do organismo.

Comer

Quando se está de ressaca, é preciso comer mesmo quando não se tem fome. Para além dos benefícios da fruta que já referimos anteriormente, também é bom comer outros alimentos como iogurtes, massas ou verduras.

O motivo para isso é que depois de beber em excesso, o aparelho digestivo ressente-se e é habitual ter náuseas, vómitos, acidez no estômago, etc., e o organismo vai precisar de açúcar devido à hipoglicemia.

 

Outros remédios contra a ressaca

Há ainda outros remédios contra a ressaca que podem ter bons efeitos. Um deles é tomar um duche de água quente. No entanto, antes de terminar o duche deve passar para água fria para estimular a circulação sanguínea, o que vai ajudar a eliminar mais rapidamente as toxinas.

Exit mobile version