Rica Saude

6 Remédios naturais para tratar as feridas

6 Remédios naturais para tratar as feridas 1Cortes, feridas, hematomas… já todos tivemos alguma ferida ou contusão deste tipo e sabemos que podemos ter alguma em qualquer momento. E então com crianças por perto, a possibilidade de ter que curar alguma é bem alta.

Mel

O mel acelera a cicatrização das feridas. De acordo com alguns estudos, o mel é mesmo mais eficaz do que os antibióticos. Em testes de laboratório, verificou-se que o mel é capaz de acabar com a maioria das células bacterianas e pode prevenir infecções. No entanto, tem de ser mel cru, sem ser cozinhado ou processado.
Quando o mel se dilui com o sangue e os tecidos da ferida, produz-se peróxido de hidrogénio  (o que conhecemos como água oxigenada) através de uma reacção com uma enzima chamada glicose oxidase.
Para obter melhores resultados, coloque um pouco de mel sobre a ferida, cubra-a e envolva-a com uma gaze ou penso.

Alho

Sabe-se que a alicina presente no alho é tão eficaz como uma solução de penicilina a 1%. O alho é um excelente agente antibacteriano e um fungicida eficaz que pode ajudar a curar quase qualquer tipo de ferida.
Misture 3 dentes de alho esmagados com uma chávena de vinho e deixe repousar durante 2-3 horas. De seguida, coe a mistura. Terá um remédio eficaz para aplicar em qualquer ferida. Para o utilizar, aplique sobre a ferida com uma gaze ou um pano limpo.
No entanto, é preciso alguma cautela porque o alho pode causar danos na pele, pelo que não deve deixar a mistura em contacto com a pela durante mais do que 20-25 minutos.

Camomila

A camomila é uma flor com excelentes propriedades curativas. Com efeito, a camomila é uma das mais antigas ervas medicinais conhecidas pela humanidade. As flores secas contêm muitos terpenos e flavonóides, pelo que é uma poderosa medicina herbácea. Sabemos que a camomila pode ser muito mais rápida na cura das feridas do que alguns corticosteróides.
Embeba um pano limpo com chá de camomila e coloque sobre a ferida. De seguida envolva com uma gaze.

Pimenta-de-caiena

A pimenta-de-caiena é excelente para ajudar o sangue a coagular mais rápido e também desinfecta a ferida devido às suas propriedades fungicidas  e antibacterianas.

Batatas

As batatas também podem ajudar a curar as feridas. Faça uma cataplasma de batata crua com batatas raladas e deixe repousar durante todo o dia. Cobra a ferida com uma gaze ou penso. Mude a cada 4 horas e limpe a ferida em cada mudança. Com isto verá a inflamação reduzir e evita a probabilidade de uma eventual infecção.

Aloé vera

O gel existente no interior das folhas de aloé vera pode ajudar a curar queimaduras, cortes, feridas, picadas de insectos e todo o tipo de feridas. Corte simplesmente uma folha da planta de aloé vera e aplique-o sobre a ferida. A sua acção desinfectante vai ajudar a prevenir infecções. Para além disso, o aloé ajuda a reduzir significativamente o tempo de cura graças às suas propriedades medicinais.
Exit mobile version