A comida que ingerimos diariamente pode ser prejudicial para a saúde e ir entupindo as paredes das artérias até obstruir completamente a passagem do sangue para o coração e desde este órgão para o resto do corpo. Conheça neste artigo alguns dos remédios naturais e alimentos que poderão ajudar a limpar as artérias.
Os melhores alimentos para limpar as artérias
- Alho: Já alguma vez reparou na quantidade de propriedades que o alho tem? Está presente na grande maioria das listas de remédios caseiros devidos aos benefícios que têm para a nossa saúde. Isto é devido à presença de antioxidantes que combatem os danos no organismo, ajudando por sua vez a diminuir os níveis de gordura nas artérias (Lipoproteínas de baixa densidade, LDL ou colesterol “mau”). Por outro lado, aumenta os níveis de colesterol “bom” (HDL – Lipoproteínas de alta densidade), reduz a pressão arterial e o fluxo sanguíneo. Pode ser consumido cru ou cozido como tempero numa infinidade de pratos.
- Aveia: Tem poucos hidratos de carbono e absorve até sete vezes o seu peso em água. É muito usada nas indústrias dos aperitivos, padaria e sobremesas. Esta alimento tão simples, permite reduzir a tendência do colesterol para “agarrar-se” às paredes das artérias, prevenindo a formação de arteriosclerose e reduzindo o risco de se vir a sofrer de doenças cardíacas.
- Sumo de romã: investigadores de Nápoles (Itália) e de Los Angeles (Califórnia), demostraram que a quantidade de antioxidantes existentes no sumo de romã supera qualquer outra fruta ou ingrediente, incluindo os mirtilos, as laranjas e as amoras (os melhores que existem). Combate os danos nas artérias e a arteriosclerose.
- Maçã: esta deliciosa fruta tem bastante pectina, uma fibra que quando se une ao colesterol consegue reduzi-lo. Por outro lado, também contém flavonóides, os quais diminuem o risco de sofrer um ataque cardíaco em cerca de 50%, quando consumida regularmente.
- Peixes gordos: contêm ácidos Omega 3 (tão populares actualmente), que o nosso corpo precisa para o seu bom funcionamento e que também ajuda a limpar as artérias. Entre as opções de peixes gordos mais comuns, encontramos as sardinhas, arenques, trutas, atum, cavalas e salmão.
- Nozes: Têm muitas gorduras monosaturadas e ácidos gordos Omega 3. Também se aconselha outros frutos secos tais como amêndoas, avelãs, amendoins e nozes pecãs. Podem ser consumidas como entrada, snack ou aperitivo, entre as refeições (ajudam a saciar a fome), em saladas agridoces, em sobremesas e em muitos outros pratos.
- Azeite: outro dos alimentos mais “poderosos” que existem. Deve ser extra virgem e prensado a frio para que não perca as suas propriedades. Dá mais sabor aos pratos e diminui o risco de vir a sofrer problemas cardíacos. Isto deve-se ao facto do azeite ser uma gordura monosaturada, o que significa que tem menos possibilidades de ficar saturado. O colesterol “oxidado” é o que pode formar a placa que se vai agarrando às paredes das artérias.
- Abacate: esta fruta possui muitas gorduras monosaturadas, as quais não são oxidadas no corpo, pelo que não aumentam os riscos de se vir a sofrer de arteriosclerose ou de ganhar placas nas artérias.
- Tomate: É rico em licopeno. Este oxidante reduz as possibilidades de o colesterol mau ou LDL se oxidar e fixar nas paredes das artérias. Se possível inclua tomates crus nas suas refeições diárias.
- Espinafres: por alguma razão o Popeye as comia para ter força. Os espinafres têm grandes quantidades de vitaminas A e C, as quais previnem a oxidação do colesterol, reduzindo o risco arteriosclerose. Está dentro do grupo dos vegetais de folhas verdes (como a acelga ou a alface) que têm muitos benefícios para o nosso corpo.
- Cereais integrais: por exemplo o arroz integral, o pão escuro ou de centeio e a farinha de aveia. São excelentes para o sistema cardiovascular. Isto deve-se à quantidade de fibras solúveis que ajudam a reduzir o mau colesterol e evita a formação de placa nas artérias.
- Espargos: são uma das melhores formas de limpar o sangue e as artérias que existem. Reduz a tensão arterial também nas veias e previne a formação de coágulos.
Três receitas para limpar as artérias
Se você se sente cansado e não sabe porquê, se as suas análises ao sangue dizem que tem o colesterol alto e não quer tomar medicamentos para tratar (ou então procura uma alternativa natural para ajudar ao tratamento), pode tomar nota das três seguintes receitas caseiras que o poderão ajudar a limpar as artérias de forma natural:
- Misture meia chávena de vinagre de maçã com um dente de alho picado até ficar tudo muito bem misturado. Beba de manhã e em jejum, seguido por um copo de água. Repita durante uma semana completa.
- Derreta três cenouras e duas maçãs. Guarde o preparado no frigorífico. Sempre que possível, tente beber antes do café da manhã. Repita durante sete dias.
- Faça um preparado com três colheres de mel puro de abelha e uma colher de sumo de limão. Adicione duas colheres de água quente. Misture bem e beba todos os dias durante uma semana.