Rica Saude

Remédios contra a gripe

Remédios contra a gripeA gripe ataca todos os Invernos e é sempre boa ideia conhecer alguns truques ou remédios caseiros para nos ajudar a recuperar, se queremos ter uma alternativa mais saudável e natural aos remédios anti-gripais.

Neste artigo vamos falar um pouco sobre as alternativas caseiras e naturais que temos à nossa disposição contra a gripe, evitando os medicamentos tradicionais, sejam eles de prescrição médica ou de venda livre. Todos quantos preferem evitar recorrer aos medicamentos, salvo casos de maior necessidade, certamente que irão achar muito úteis estes conselhos. Uma das vantagens é que até as mulheres grávidas os poderão usar, pois como a maioria saberá, nenhuma pode tomar seja que medicamento for sem autorização do médico. O entanto, e como as grávidas são sempre um caso especial, recomendamos que consultem mesmo assim o respectivo médico.

 

Remédios caseiros contra a gripe

Quando começamos a sentir os primeiros sintomas de gripe, o melhor é começar a combatê-la com remédios caseiros. A base para qualquer tratamento contra a gripe é a hidratação, sendo muito importante beber muitos líquidos e, na medida do possível, ter também líquidos nas refeições, como por exemplo uma boa sopa.

O passo seguinte é descansar. Ao contrário do que é costume ser feito, o corpo precisa de descanso quando estamos engripados. Ou seja é costume tomar medicamentos antigripais, que eliminam os sintomas de gripe, para continuarmos com as nossas actividades do dia-a-dia, mas isso é antinatural. Embora os tempos actuais nos exijam estar sempre a dar o máximo e andarmos sempre atarefados, é necessário dar ao nosso organismo o repouso necessário para a sua recuperação.

Se tiver pouca febre, pode experimentar um banho de imersão ou um duche com água morna (fria não). Também os panos com água fria (da torneira, nada de gelo) poderão ajudar a baixar a febre. Outra alternativa é beber bebidas frias.

 

Remédios caseiros contra os resfriados

Quando apanhamos um resfriado, tal como como explicámos em relação à gripe, o ideal é descansar e aumentar as quantidades de líquidos que bebemos. São muito reconfortantes os líquidos quentes, sejam eles sopas ou chá descafeinado. Isso irá ajudar-nos a aliviar a congestão nasal própria do resfriado.

Se a congestão nasal persistir, uma alternativa inofensiva são as gotas salinas nasais, que também podem ser usadas pelas grávidas e são totalmente seguras. Se quiser pode comprar as gotas na farmácia ou até pode você mesmo fazê-las em sua casa. Para fazer uma solução de gotas nasais salinas deve misturar um quarto de uma colher de sal em 235 ml de água. Depois coloca umas quantas gotas em cada narina e ao fim de 10 minutos já terá sentido o efeito, podendo assoar então o nariz.

Outra coisa que ajuda a descongestionar o nariz é ter um vaporizador ou um humidificador. Se bem que é um aparelho que ainda requer algum investimento, ainda assim e com a manutenção adequada é uma coisa que poderá usar durante muitos Invernos

Se tiver dores de cabeça ou dores musculares, os panos frios poderão ajudar a aliviar essas dores.

 

E para as grávidas

As grávidas, como é sabido, não devem tomar medicamentos sem consultarem o obstetra, uma vez que a maioria das drogas pode ser prejudicial para a saúde do bebé. Daí e importância destes remédios caseiros.

No entanto, se os sintomas não desaparecerem rapidamente deve sempre avisar o seu médico, para que este indique quais os passos a seguir e fazer os exames que entenda serem necessários.

Um dos sinais que pode ocorrer durante uma gravidez e que requer a atenção imediata do médico é a febre. Se tiver febre, consulte rapidamente o seu obstetra ou médico de família

Também deve ir imediatamente a um médico de começar a sentir contracções ou se houver perda de sangue pela vagina.

Exit mobile version