Remédios caseiros para limpar a cera dos ouvidos

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

cera dos ouvidosO excesso de cera no canal auditivo pode causar desconforto e perda da capacidade auditiva. Também pode não deixar o ouvido “calibrar” a sua pressão interna, dando origem a fortes dores. Para limpar a cera dos ouvidos podemos recorrer a alguns destes remédios caseiros:

 

  • O azeite ajuda a reduzir a dor de ouvidos por excesso de cera. Para o efeito aqueça duas colheres de sobremesa de azeite virgem a uma temperatura moderada, mas tenha atenção para não aquecer demasiado, pois poderia queimar em contacto com a pele. Aplicar duas ou três gotas no canal auditivo procurando que penetre bem dentro e depois tape suavemente com um pouco de algodão. Com isto conseguiremos que o excesso de cera se liberte e não faça tanta pressão, que é o que provoca dor, devendo então lavar o ouvido com água morna e um conta-gotas. Em poucas horas verá como a cera irá saindo. Também pode lavar o ouvido com uma infusão de camomila à temperatura corporal.

 

  • As massagens para remover a cera do ouvido também são muito úteis. Com um dedo pela frente e outro por detrás da orelha faça movimentos circulares agitando todo o ouvido para logo de seguida puxar a orelha enquanto se abre a boca ao máximo e se fecha.

 

  • Outro truque consiste em colocar-se de lado e apoiar a orelha afectada directamente sobre uma garrafa cheia com água quente. Depois de algum tempo sentirá que a cera começa a deslizar para fora do ouvido.

 

  • O peróxido de hidrogénio (água oxigenada) também pode ajudar a retirar a cera do ouvido. Este remédio caseiro consiste em encher um conta-gotas com água oxigenada a 37º, colocando-se de lado e deixando a orelha afectada virada para cima. Verter o conteúdo do conta-gotas dentro do ouvido até quase encher. Esperar então uns cinco minutos e depois vire-se para o outro lado, de forma a permitir o líquido sair. Para finalizar, repita enxaguando da mesma forma com água morna.

 

  • Se a dor se tornar insuportável é melhor ir ao médico, pois é possível que tenha uma infecção. Lembre-se que nunca deve usar objectos rígidos ou afiados como cotonetes ou o dedo para limpar os ouvidos pois podem provocar danos irreversíveis.
loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...