Quando as veias das pernas se inflamam aparecem as varizes. Se são ligeiras, apresentam-se no que se conhece como “aranhas”, pequenos vasos capilares avermelhados percorrem a pele. Se o problema se agrava, as varizes vão-se inflamando cada vez mais, até se tornarem um problema para a saúde. Nestes casos, o melhor é recorrer a um cirurgião vascular ou angiologista, para que determine o tratamento a seguir para a eliminação das varizes.
Se as varizes são leves ou apenas se apresentam em forma de aranhas vasculares, pode-se utilizar uma serie de remédios caseiros para as combater e fazê-las desaparecer, eliminando ao mesmo tempo o cansaço e a sensação de pernas pesadas.
- Argila verde: Dilua quatro colheres de argila verde num copo de água, batendo até obter uma pasta fluida que pode aplicar à noite na zona afectada pelas varizes, deixando depois secar. No dia seguinte, lave a zona com sabão com Ph neutro e água quente.
- Vinagre de maçã: Massageie várias vezes ao dia a zona com vinagre de maçã, facilitando a penetração do produto. Também pode embeber um pano no vinagre e aplicá-lo sobre as varizes, deixando assim durante três horas. No final lave as pernas. Também pode submergir as pernas num recipiente com água onde anteriormente misturou vinagre de maçã e sal marinho. Esta mistura ajuda a reactivar a circulação das pernas.
- Aromaterapia: Encher a banheira com água fresca (não gelada) e juntar 10 gotas de essência de menta, 5 de essência de limão e 3 de cipreste. Submergir as pernas durante dez minutos.
- Árvore-do-chá: Humedeça um pano em água fria e depois junte algumas gotas de óleo de árvore-do-chá, aplicando na zona das varizes.