Uma das piores dores que podemos sentir é a dor de ouvido. Pode ter origens diversas, pelo que tal como se deve fazer em relação a todos os problemas de saúde, é melhor ir sempre ao médico para obter um diagnóstico mais certeiro. Apesar disso, há alguns remédios caseiros que sempre foram usados para mitigar este problema.
O mais habitual quando se tem uma dor causada pelo excesso de cera é espremer um limão, molhar um pedaço de algodão com o sumo, e colocá-lo suavemente no ouvido. Não o introduza no canal auditivo, apenas o coloque sobre a entrada do ouvido durante uns dez minutos aproximadamente, e antes de ir dormir.
Outro bom remédio é a camomila. Os banhos de vapor com camomila aplicados na orelha aliviam a dor. Pode colocar-se compressas com camomila sobre a orelha. Se a dor de ouvido for acompanhada de febre, convém pôr envolturas nas barrigas das pernas. Posteriormente, pode fazer-se sessões de infravermelhos sobre o ouvido afectado.
Outro remédio caseiro para a dor de ouvido é aplicar cebola, quer colocando rodelas da mesma por detrás da orelha, ou picando bem uma e envolvendo-a num pano que se colocará sobre a orelha, tapando-se com algodão ou um pano quente e, se der, pondo também um gorro. Deixar actuar durante umas horas. Pode também untar um algodão com óleo de cravinho, hipericão ou árvore-do-chá e introduzir com cuidado no ouvido.
Uma compressa com água morna sobre os ouvidos e a garganta também costuma dar resultado para as dores de ouvido. Coloque-a durante cinco minutos e vá mudando por compressas novas. São eficazes também os remédios com azeite ou óleo de amêndoa. Aqueça duas colheres e quando esfriar um pouco aplique 2 gotas sobre o canal auditivo e coloque um algodão.
E o último remédio que lhe propomos é à base de orégão. Ferva umas quantas folhas de orégão durante 3 minutos aproximadamente em meio copo de água. Deixe esfriar e escorra as folhas. Com um conta-gotas aplique apenas 3 gotas no ouvido.
Mais uma vez e porque nunca é demais avisar, vá sempre ao seu médico nesta situação (e em tudo o mais relacionado com saúde), pois como se costuma dizer “com a saúde não se brinca”.