Remédios Caseiros Para a Tosse

5 Remédios Caseiros Para a Tosse

Remédios Caseiros Para a TosseA tosse pode-se definir como um reflexo que mantém limpa a garganta e as vias respiratórias. Embora seja bom para o nosso sistema respiratório, por vezes é uma situação bastante incómoda.
A tosse pode ser aguda (que apenas surge num determinado momento) ou crónica. Para além disso, é das causas mais comuns para as pessoas recorrerem aos serviços médicos.
De uma forma geral, não nos devemos preocupar por apresentar um quadro de tosse já que este costuma durar pouco tempo.
No entanto, e aí sim, tossir de forma contínua pode ser bastante desagradável. É por essa razão que hoje trazemos 5 remédios caseiros para a tosse que podes fazer você mesmo.
Normalmente as causas mais prováveis para a tosse são as gripes e as constipações. Esta é uma situação que costuma durar 2 a 3 semanas. No entanto, por vezes pode dar origem a bronquite, uma infecção mais grave, que pode alongar no tempo a tosse.
A função da tosse é simplesmente libertar o organismo de partículas prejudiciais. Por isso, na maioria das vezes a tosse tem secreções mucolíticas. Em quase todos os casos a tosse tem origem viral, pelo que os antibióticos não ajudam em nada a tratar esta condição.
Por tudo isto, vamos hoje deixar aqui 5 remédios caseiros para a tosse que pode fazer você mesmo em casa.

Tabela de Conteúdos

Vapor de eucalipto e limão

Os remédios com vapor são uma das melhores opções caseiras para aliviar os sintomas da tosse. Também ajuda a aliviar a congestão nasal e a melhorar o estado das vias respiratórias superiores.
Para fazer este remédio deve ferver meio litro de água, acrescentar o sumo de um limão e 10-15 folhas de eucalipto. Quando começar a ferver deve apagar o fogo e começar a inalar os vapores. Deve ainda tapar a cabeça com uma toalha para tornar o ambiente mais húmido.

Chá de gengibre

O gengibre é usado desde a antiguidade devido às suas muitas propriedades medicinais. Entre estas encontram-se as anti-histamínicas e as descongestionantes.
Para fazer este chá precisa de meio gengibre fresco e meio litro de água. Deite a água num recipiente e junte o gengibre. Deixe ferver. Coe o líquido e tem o chá pronto a tomar. Lembre-se (se não gostar do sabor) que pode juntar uma colher de mel para adoçar.

Pimenta e mel

A combinação destes ingredientes cria um xarope natural para aliviar a irritação da garganta e ajuda a combater os microorganismos que provocam a tosse. Aconselha-se este remédio quando existe um excesso de mucosidade na garganta.
Para o fazer deve misturar meia chávena de mel com uma colher de pimenta moída. Se o mel estiver muito espesso pode dilui-lo com um pouco de água morna e, para garantir que o xarope funciona, deve tomar uma colher de sobremesa do mesmo a cada 5 horas.

Chá de alcaçuz

O chá de alcaçuz é outro dos remédios mais eficientes no tratamento da tosse e que é conhecido desde a antiguidade. A raiz do alcaçuz pode ajudar a suavizar as gargantas inflamadas ou irritadas, pelo que também se utiliza como remédio para curar a tosse.
Para fazer este chá tem simplesmente de ferver água com a planta de alcaçuz durante 20 minutos. Deixe esfriar um pouco e coe para poder beber uma chávena. Recomenda-se tomar 3 chávenas por dia para ser mais eficiente.

Tomar um banho quente

É outro dos melhores remédios para a tosse. Para tomar este banho e gozar das suas propriedades deve fechar a porta para evitar qualquer tipo de ventilação. O vapor pode ser o melhor aliado no tratamento da tosse, já que trabalha suavizando as vias respiratórias e melhorando a congestão nasal. Também ajuda a fluidificar o catarro da garganta e dos pulmões. Mas tenha cuidado se tiver asma porque o vapor pode piorar os episódios de tosse.
Lembre-se que se a tosse não melhorar depois de ter experimentado estes remédios, deve recorrer a um especialista.
Agora diga-nos se gostou de conhecer estes remédios caseiros para a tosse? Já conhecia algum deles? Conhece outros remédios caseiros para a tosse? Deixe-nos o seu comentário!
5

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.