Rica Saude

Remédios caseiros para a gripe

A gripe é uma doença infecciosa e contagiosa causada por um vírus, que afeta principalmente o trato respiratório, tendo como principais sintomas febre, dores de cabeça, tosse, dores musculares e de garganta.
Uma particularidade da gripe é que o vírus que a provoca sofre mutação muito facilmente, por isso, mesmo que nos imunizemos, ou que a doença passe, no ano seguinte podemos ser infectados novamente, pois com certeza não será tratado na sua totalidade com o mesmo agente infeccioso.
De seguida vamos conhecer uma série de remédios que vão aliviar os sintomas da gripe e torná-la mais suportável:

Mel

A tosse contínua pode acabar por irritar a garganta e causar uma dor incômoda que pode ser melhorada com o uso do mel.
Quando ingerido, uma película fina se forma no interior da garganta, o que ameniza a irritação e inflamação.
Deve aquecer o mel por 5 a 10 segundos no microondas para obter uma textura mais líquida e calmante, ou então dissolver em leite quente.

Lavagem nasal

Existe uma infinidade de sprays nasais no mercado, mas podemos fazer uma solução simples de água e sal (9 gramas de sal para cada litro de água) e aplicá-la nas narinas.
Com isso poderemos dissolver o muco e reduzir a vermelhidão e a inflamação das membranas internas do nariz.

Alho

Infinitas são as propriedades desta planta herbácea, entre as quais está o fato de ser anti-inflamatória, antiviral e ajudar a fortalecer o sistema imunitário, o que é ideal para o tratamento desta doença.
Basta cortar um alho cru em 2 ou 3 partes e tomá-lo como se fosse um comprimido.

Picante

A capsaicina é que causa aquela sensação de calor nos pimentos e pimentões.
Uma das suas muitas propriedades é expelir o muco de forma eficaz, o que pode acelerar a cura da gripe porque melhora seu curso.

Tila

A sua principal função é controlar a febre e reduzi-la graças ao efeito de transpiração causado pela sua ingestão.
Devemos tomar 2 ou 3 chávenas por dia, dependendo do resultado do termómetro.

Gargarejo

Outro remédio para limpar o catarro é gargarejar. Deite meia colher de chá de sal em água morna e mexa bem até obter uma solução o mais homogênea possível para enxaguar.

Dormir com a cabeça elevada

Na maioria dos casos, é na hora de dormir que os sintomas se agravam. Manter a cabeça elevada em relação ao resto do corpo ajuda a abrir as vias aéreas e a relaxar o abdômen. Basta adicionar mais um travesseiro em cima da cama.
Existem poucas medidas para evitar a infecção pela gripe. Devemos evitar o contato com pessoas e objetos já infectados, pois estes podem estar no perímetro do espirro do paciente e, em muitos casos, são os causadores da infestação.
Ter um sistema imunológico fortalecido ajuda a tratar a infecção de uma forma menos incômoda, portanto, comer alho como método de prevenção será uma boa ideia.
Você já teve gripe? Você conhecia essas soluções? Deixe-nos o seu comentário!
Exit mobile version