Rica Saude

Remédio para a rinite

remedio para a riniteA rinite caracteriza-se por uma inflamação das membranas interna ou da mucosa das fossas nasais.

Esta inflamação costuma ser causada, geralmente, por reacções alérgicas a diferentes produtos como o pólen das flores, esporos de fungos, ácaros, pêlos ou penas de animais e pela poluição ambiental (rinite alérgica sazonal ou febre dos fenos) embora também possa acontecer devido a proliferação de vírus.

Para além da inflamação, muitas pessoas que sofrem de rinite podem apresentar igualmente outros problemas como asma ou dermatite.

 

Entre os sintomas mais comuns estão:

 

Devido aos sintomas serem parecidos com os resfriados, muitas pessoas podem ficar confusas. Uma forma de diferenciar estes dois problemas consiste em observar as secreções produzidas, uma vez que, no caso das alergias, estas serem transparentes e aquosas, enquanto as provocadas por um resfriado têm geralmente uma consistência espessa e de cor amarelada.

O tempo que demora a curar também varia. No caso de um resfriado, uma semana, mas a rinite poderá durar semanas inteiras.

 

Remédios populares para a rinite

  1. Laranja: Sumo natural de laranja. Adoçar com mel e adicionar 10 gotas de própolis. Beber um copo 4 vezes por dia.
  2. Chá de eucalipto: Ferva 500 ml de água e em seguida adicione 2 colheres (sopa) de folhas, deixando em infusão durante 15 minutos. Coe e adicione um pouco de mel, beba 2 a 3 chávenas por dia. (As crianças menores de 12 anos não devem exagerar na ingestão deste chá)
  3. Vinagre de Sidra (Maçã): Adicione 1 colher (chá) em 1/2 copo de água. Beba lentamente de preferência durante a manhã.
  4. Chá de Camomila: Ferva 250 ml de água durante 2 ou 3 minutos e retire do fogão. Coloque 50 g de camomila, deixe em infusão e depois de frio coe e adoce com mel de abelhas. Beber 2 chávenas por dia.
  5. Irrigação Nasal: Irrigar as narinas com uma solução salina, é muito eficaz na descongestão nasal.

 

Recomendações:

 

Recomendações para a prevenção da rinite:

 

Como sempre, recomendamos que consulte o seu médico, terapeuta ou outro profissional de saúde competente. A informação neste artigo tem uma função meramente informativa.

Exit mobile version