Refrigerantes

Refrigerantes: Conheça os malefícios do seu consumo

RefrigerantesUma das bebidas mais consumidas em todo o mundo são os refrigerantes. Doces, gasosos, e muito deliciosos, são apenas ultrapassados pela água no lugar de bebida mais popular. No entanto, é de conhecimento geral, seja pelos factos aprendidos na escola, seja pela informação que hoje em dia está presente em todo o lado, que este tipo de bebidas são prejudiciais para a saúde, sendo ainda capaz de destruir qualquer esforço em regularizar o seu peso.
Os refrigerantes são bebidas sem qualquer valor nutricional, apenas fornecendo ao organismo açúcares refinados, tendo por isso um elevado teor calórico, e ainda substâncias prejudiciais, como o sódio, dióxido de carbono, fosfatos, acidulantes, corantes e conservantes, que poderão mais tarde trazer consequências negativas para a sua saúde.

Principais malefícios para a saúde dos refrigerantes

O consumo sistemático e excessivo dessa bebida vai implicar desequilíbrios no organismo, podendo provocar a médio ou longo prazo, algumas doenças. Assim, de seguida apresentamos os principais malefícios que os refrigerantes têm para a sua saúde.
  • A ingestão constante dos refrigerantes pode provocar retenção de líquidos, resultando no inchaço de pernas e braços. Além do efeito inestético, origina ainda um desconforto permanente nesses membros.
  • Outro dos efeitos desta bebida é a sensação de enfartamento depois de comer. O seu consumo durante as refeições do dia provoca desconforto gástrico, influenciando negativamente no seu funcionamento, baixando ainda a qualidade de vida do seu dia a dia.
  • Um dos refrigerantes mais consumidos em todo o mundo são as colas. Estas, devido à grande concentração de fosfatos, irão promover o enfraquecimento ósseo, pois este íon irá provocar a libertação do cálcio dos ossos. Dessa maneira, algumas das consequências do consumo exagerado destas bebidas são doenças ósseas, como é o caso da osteoporose.
  • Todas as bebidas refrigerantes são ricas em açúcar. Assim sendo, o consumo excessivo irá promover algumas doenças relacionadas com esta substância, tal como a diabetes e as cáries dentárias.
  • Por fim, o excesso de peso. As bebidas refrigerantes são uma das maiores responsáveis pelo excesso de peso que cada vez mais grassa na nossa sociedade. O seu elevado teor calórico, aliado à falta de qualquer outro nutriente e à sua ingestão em excesso, tornam esta bebida num problema sério, e um alimento a evitar a qualquer custo por quem queira emagrecer!
Como facilmente deve ter percebido, esta bebida não lhe traz qualquer benefício para a sua saúde, sendo apenas uma guloseima. Assim, não lhe dizemos para deixar de beber refrigerantes, mas sim para restringir severamente a sua ingestão.
Um dos melhores hábitos alimentares que pode ensinar a uma criança, e a muitos adultos, é beber água à refeição, deixando os refrigerantes para dias especiais, como festas e aniversários. Não se deve proibir o seu consumo, mas ensinar que tendo efeitos prejudiciais, deverá apenas ser consumido esporadicamente.
A aprendizagem de bons hábitos de vida deve começar desde cedo, e uma das regras mais importantes é comer de forma equilibrada. E num estilo de vida saudável, o consumo constante de refrigerantes não deve entrar!
2

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.