ganho de peso repentino

Razões Para o Ganho de Peso Repentino

ganho de peso repentinoAs questões estéticas e que envolvem a aparência física estão cada vez a preocupar mais grande parte da população. Muitas são as pessoas que fazem exercício físico e dietas para conseguir manter o atingir o corpo que pretendem. O processo nem sempre é fácil, mas acaba sempre por ser compensatório.
Como se costuma dizer engordar é fácil, emagrecer é que é difícil. No entanto, se ganhou muito peso repentinamente é porque algo não está a funcionar muito bem.
Neste artigo vamos falar sobre as possíveis razões para o ganho de peso repentino.

Ganhar muito peso em pouco tempo – Quais os motivos?

Os motivos para que alguém tenha ganho muito peso em pouco tempo podem ser muito variados e depende muito do organismo e do histórico familiar de cada pessoa. No entanto, existem alguns motivos que costumam ser os responsáveis por esta mudança repentina. Nomeadamente:
  • Retenção de líquidos – A maior parte das pessoas que faz retenção de líquidos nem se apercebe disso. Quando o organismo deixa de eliminar os líquidos ingeridos isso acarreta consequências. O mais frequente é o inchaço em algumas zonas do corpo. Normalmente na zona da barriga e do estômago. Por exemplo, devido à retenção de líquidos é possível engordar dois quilos em apenas um dia. A retenção de líquidos pode ser causada por vários fatores. Por exemplo, má circulação, problemas vasculares, reação do corpo a altas temperaturas ou por variações na pressão sanguínea;
  • Alteração dos hábitos alimentares – Mudar radicalmente os seus hábitos alimentares pode levar a um aumento súbito do seu peso. Tenha cuidado;
  • Questões hormonais – As hormonas são responsáveis por grandes mudanças no corpo. Principalmente nas mulheres. Os períodos mais sensíveis a alterações hormonais são o período pré-menstrual e o período menstrual. Por isso, tome muito cuidado com as quantidades e com os alimentos que ingere durante estas alturas. Caso contrário arrisca-se a ter algumas surpresas não muito agradáveis;
  • Doenças – Existem algumas doenças que propiciam o aumento repentino de peso. A depressão, o hipotireoidismo e a deficiência de ácidos graxos essenciais são algumas das doenças que lideram o topo da lista;
  • Medicamentos – O objetivo dos medicamentos é ajudar no tratamento de doenças e no alívio de sintomas. No entanto, em alguns casos os medicamentos podem contribuir para o aumento repentino de peso. Por isso, nunca se esqueça de ler o folheto informativo dos medicamentos (a folha que está dentro da caixa) antes de começar a tomá-los.
Como pode confirmar, as causas para o ganho repentino de peso são variadas e depende um pouco do organismo de cada pessoa e da situação em que cada um se encontra. Por isso, seja cuidadoso. Ganhar peso é muito fácil e rápido, perdê-lo é uma tarefa um pouco mais trabalhosa e demorada.
Conhece alguém que tenha tido um aumento repentino de peso ou já lhe aconteceu a si? Qual foi a causa? Sinta-se à vontade para partilhar connosco a sua experiência e/ou informações.

Partilha com os teus amigos

2

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.