Rica Saude

Quantos ovos devemos comer por semana?

ovosCertamente que já terá ouvido dizer algumas vezes que não é bom comer muitos ovos porque isso vai fazer subir em demasia os valores do colesterol. No entanto, isso é uma crença popular errada, até porque recentemente foi demonstrado que comer ovos de forma regular não altera os níveis de colesterol.

Os ovos são um alimento muito nutritivo e rico em proteínas que é importante incluir na nossa dieta diária.

Benefícios dos ovos

Os ovos são um daqueles alimentos que não devem faltar na nossa alimentação do dia-a-dia devido aos imensos nutrientes que contêm e aos benefícios para o nosso organismo.

É importante consumir ovos do tipo biológico porque são melhores do que os ovos das galinhas criadas em aviários.

Mais benefícios dos ovos:

Quantos ovos podemos comer por semana

De acordo com os nutricionistas, o recomendável é comer cerca de 3 ovos por semana, o que é suficiente para fornecer uma boa quantidade de nutrientes essenciais para o organismo.

Se é uma pessoa saudável e segue hábitos de vida saudáveis, então pode até mesmo comer um ovo por dia.

O perigo está na forma como se cozinha o ovo, pois não é a mesma coisa um ovo frito, um ovo mexido ou um ovo cozido.

No caso de ser uma pessoa vegetariana, o consumo de ovos é excelente para fornecer proteínas de boa qualidade ao organismo, pelo que pode ingerir entre 5 a 6 ovos por semana.

Se tem excesso de peso e alguns quilos a mais, pode optar por comer a clara e deixar a gema, já que a mesma tem muitas calorias para o corpo.

O que é claro é que não há quaisquer problemas no consumo de ovos, tal como sucede com a maioria dos alimentos. O problema é quando se excede o seu consumo. Mas se for consumido de forma prudente, trata-se de um alimento com imensos benefícios para o nosso organismo.

A relação entre os ovos e o colesterol

Um dos grandes mitos dos ovos é que o consumo dos mesmos faz aumentar imenso o colesterol.

No caso de uma pessoa saudável e sem problemas de saúde, esta pode comer de forma moderada ovos sem ter medo do colesterol.

No entanto, se for uma pessoa com o colesterol elevado, então já será importante que recorra à ajuda do seu médico de família para saber quantos ovos pode comer por semana sem que isso represente um perigo para a sua saúde.

De qualquer forma, já foi demonstrado do ponto de vista científico, que o colesterol no sangue aumenta devido ao consumo de diferentes tipos de gorduras saturadas existentes em determinados alimentos, pelo que se consumir ovos de acordo com os nossos conselhos.

Exit mobile version