Certamente que já terá ouvido dizer algumas vezes que não é bom comer muitos ovos porque isso vai fazer subir em demasia os valores do colesterol. No entanto, isso é uma crença popular errada, até porque recentemente foi demonstrado que comer ovos de forma regular não altera os níveis de colesterol.
Os ovos são um alimento muito nutritivo e rico em proteínas que é importante incluir na nossa dieta diária.
Tabela de Conteúdos
Benefícios dos ovos
Os ovos são um daqueles alimentos que não devem faltar na nossa alimentação do dia-a-dia devido aos imensos nutrientes que contêm e aos benefícios para o nosso organismo.
É importante consumir ovos do tipo biológico porque são melhores do que os ovos das galinhas criadas em aviários.
Mais benefícios dos ovos:
- São uma das maiores fontes de proteínas que existe e são muito pouco calóricos, pelo que são excelentes para todas as pessoas que pretendem melhorar a tonicidade muscular. São um dos alimentos essenciais na dieta de qualquer desportista que se preze.
- São ricos em gorduras boas e saudáveis, tal como acontece com o azeite, os peixes azuis ou os frutos secos. Este tipo de gorduras são muito boas para o organismo e, entre outras coisas, ajudam a fortalecer a saúde do coração.
- Os ovos são um alimento muito rico em vitaminas, principalmente A, E, D, B1, B2, B6 e B12. Estas vitaminas são excelentes para ajudar a fortalecer o sistema imunitário e evitar o envelhecimento prematuro da pele.
- Outro dos grandes benefícios dos ovos é a grande quantidade de minerais que fornece ao organismo, tal como acontece com o ferro, o zinco ou o ácido fólico.
Quantos ovos podemos comer por semana
De acordo com os nutricionistas, o recomendável é comer cerca de 3 ovos por semana, o que é suficiente para fornecer uma boa quantidade de nutrientes essenciais para o organismo.
Se é uma pessoa saudável e segue hábitos de vida saudáveis, então pode até mesmo comer um ovo por dia.
O perigo está na forma como se cozinha o ovo, pois não é a mesma coisa um ovo frito, um ovo mexido ou um ovo cozido.
No caso de ser uma pessoa vegetariana, o consumo de ovos é excelente para fornecer proteínas de boa qualidade ao organismo, pelo que pode ingerir entre 5 a 6 ovos por semana.
Se tem excesso de peso e alguns quilos a mais, pode optar por comer a clara e deixar a gema, já que a mesma tem muitas calorias para o corpo.
O que é claro é que não há quaisquer problemas no consumo de ovos, tal como sucede com a maioria dos alimentos. O problema é quando se excede o seu consumo. Mas se for consumido de forma prudente, trata-se de um alimento com imensos benefícios para o nosso organismo.
A relação entre os ovos e o colesterol
Um dos grandes mitos dos ovos é que o consumo dos mesmos faz aumentar imenso o colesterol.
No caso de uma pessoa saudável e sem problemas de saúde, esta pode comer de forma moderada ovos sem ter medo do colesterol.
No entanto, se for uma pessoa com o colesterol elevado, então já será importante que recorra à ajuda do seu médico de família para saber quantos ovos pode comer por semana sem que isso represente um perigo para a sua saúde.
De qualquer forma, já foi demonstrado do ponto de vista científico, que o colesterol no sangue aumenta devido ao consumo de diferentes tipos de gorduras saturadas existentes em determinados alimentos, pelo que se consumir ovos de acordo com os nossos conselhos.