São vários os factores que determinam quanto tempo uma pessoa pode viver sem comer. As razões pelas quais não há ingestão de alimentos podem ser psicológicas ou mesmo por necessidade. A resposta a esta pergunta depende do corpo da pessoa e do peso, do estado de ânimo, força de vontade e a taxa de hidratação.
Há três factores principais que influenciam a sobrevivência sem alimentos: a agua, o peso corporal e a saúde da pessoa em geral. O mais importante para a sobrevivência é a água. Os médicos confirmam que uma pessoa pode chegar a viver sem alimentos aproximadamente entre 4 e 6 semanas.
No entanto, o corpo pode durar apenas dois dias sem água. Quando não se bebe água suficiente de forma a manter o corpo hidratado, inicia-se um estado de letargia, tonturas e confusão, que pode mesmo levar à morte. Mahatma Gandhi iniciou uma greve de fome quando tinha já 74 anos. Sobreviveu durante 21 dias, embora o tenha bebido pequenas quantidades de água para sobreviver mais tempo.
Em biologia a regra de ouro para a sobrevivência é a regra de “três”. Por outras palavras: 3 minutos sem ar, 3 dias sem água ou 3 semanas sem alimentos levam à morte. Uma informação sobre os presos políticos na Irlanda do Norte mostrou que a sobrevivência sem alimentos durou entre 46 e 73 dias. Com grandes quantidades de gordura corporal, uma pessoa pode durar mais tempo sem comida. Se a pessoa é obesa, pode durar entre 4 e 25 semanas.