Rica Saude

Qual o desporto mais adequado para mim e para a minha idade?

desporto para a minha idadeFazer exercício de forma moderada é fundamental para nos sentirmos bem, quer física, quer mentalmente. O melhor é caminhar um pouco todos os dias (20 minutos, no mínimo), embora seja aconselhável uma hora. Em função da idade, é também benéfico praticar algum desporto ou actividade física para evitar doenças, problemas cardiovasculares, diabetes, assim como para prevenir a osteoporose e perda de massa muscular, entre outros efeitos positivos.

Mas afinal, qual é o desporto mais adequando para mim e para a minha idade?

 

Jovens

Até aos 30 anos, na realidade e salvo alguma contra-indicação médica, pode-se fazer qualquer tipo de actividade física ou desporto. Desta forma, pode-se começar logo na escola a praticar desportos como por exemplo ténis, basquetebol, futebol, ou até mesmo começar a ir ao ginásio.

Nesta etapa da vida o desporto é também importante, mesmo que a pessoa se sinta em boas condições físicas, até porque é habitual passar muito tempo sentado, quer seja devido aos estudos ou ao trabalho. Não nos esqueçamos que o sedentarismo facilita a acumulação de gordura.

 

Trintões

Quando se está entre os 30 e os 40 anos, é uma boa altura para começar a praticar running ou para ir a aulas de danças de salão. Também se pode fazer outras actividades, como por exemplo zumba, que são muito divertidas.

O objectivo é manter-se em forma e evitar os quilos a mais ou então perdê-los porque, nesta etapa da vida, o corpo começa a mudar, sobretudo no caso das mulheres devido à gravidez.

Tanto as mulheres que já deram à luz, como as que não passaram pela maternidade, têm outras boas opções para ficarem em forma, como por exemplo ioga ou pilates, entre outras opções.

 

Mais de 40

Na década dos 40, há que começar a ter mais cuidado porque o corpo já mostra algumas maleitas da idade, apesar de ainda se ser jovem.

Nesta etapa da vida, começa a diminuir a massa muscular, pelo que é importante fazer exercício físico.

Algumas boas opções para conseguir este objectivo são os exercícios de força com máquinas no ginásio ou pesos. Estes podem ser combinados com outras actividades como ioga, pilates ou tai-chi para ajudar a relaxar.

No caso de continuar a praticar outros exercícios ou desportos, como por exemplo running, será conveniente baixar a intensidade.

Aos 50 anos

Nesta etapa da vida, as mulheres devem prestar uma atenção especial às necessidades do seu corpo devido à menopausa, à perda de músculo e ao aumento da gordura e do peso.

Não obstante, também os homens têm de se cuidar porque têm tendência para engordar e também perder massa muscular.

Para estas idades, recomenda-se a natação e outras actividades ou exercícios que possam ser realizados na água.

 

60 anos e mais

Chegada esta etapa da vida, há que velar pelo fortalecimento dos ossos e evitar a osteoporose, entre outros possíveis problemas.

Os exercícios na água continuam a ser os mais recomendáveis para este grupo etário, assim como as danças de salão e todas as actividades de relaxamento, como o ioga, tai-chi ou pilates.

Exit mobile version