Qual a Melhor Hora Para Correr

Qual a Melhor Hora Para Correr

Qual a Melhor Hora Para CorrerUma vida ativa pressupõe alguma rotina na sua atividade física. Se é praticante de corrida é já tornou este desporto parte do seu dia-a-dia, é natural que comece a ter preocupações com aquilo que é melhor para a sua performance, mas também, para a prevenção de lesões. Uma das questões mais colocadas por atletas diz respeito a qual a melhor hora para correr. Neste artigo iremos procurar responder a esta pergunta, mostrando as vantagens e desvantagens de treinar de manhã, à tarde e à noite. Saiba mais.

Correr de manhã

Vantagens:

Correr de manhã é uma excelente maneira de começar o dia, melhorando o humor e criando maior disposição para as tarefas diárias. Além disso, como a maior parte dos eventos desportivos é de manhã, correr bem cedo facilita a aclimatação para a prova. Por fim, esta é uma hora do dia onde a temperatura é mais amena, sendo uma vantagem especialmente no verão.

Desvantagens:

Logo de manhã o corpo tende a estar menos aquecido, sendo por isso importante moderar a carga do treino no início, e ir aumentando gradualmente. Correr de manhã é também uma desvantagem para quem se deita tarde, pois a falta de descanso irá ter um efeito prejudicial na performance do atleta.

Dicas para quem corre de manhã:

Prefira utilizar este horário para treinos de velocidade e mais intensos, e evite começar a treinar depois das 10h. Antes do treino opte por uma refeição com alimentos de fácil digestão, fazendo um lanche após o treino.

Correr à tarde

Vantagens:

Este é um bom horário para quem se deita tarde ou trabalhe à noite. Além disso, à tarde já o corredor fez três refeições (pequeno-almoço, lanche a meio da manhã e almoço), o que assegura uma reserva de glicogénio necessária para uma boa performance.

Desvantagens:

A temperatura, especialmente no verão, tende a ser muito alta, bem como a exposição solar. É um horário onde se torna mais difícil arranjar companhia para correr.

Dicas para quem corre à tarde:

Se vai correr à tarde deve apenas fazê-lo duas horas após o almoço. Outro cuidado a ter é proteger-se do sol, tanto através da utilização de um protetor, mas também, preferindo locais mais sombrios e abrigados do sol.

Correr à noite

Vantagens:

Correr à noite é uma ótima solução, especialmente na época mais quente, pois a temperatura é amena e adequada para a prática desportiva. Outra vantagem está relacionada com o facto de dormir de seguida, o que acelera a recuperação metabólica. Para quem gosta de treinar em grupo, o horário da noite é muito popular, sendo por isso fácil encontrar outras pessoas para correr em conjunto.

Desvantagens:

Quando a vida diária é sobrecarregada, o treino no final do dia pode ver o seu rendimento prejudicado. É também uma fase do dia onde é mais habitual surgirem imprevistos, que por vezes podem colocar em causa a realização do treino. Outra desvantagem é o facto de, como a maioria das provas ser de manhã, ao treinar apenas à noite pode ter maior dificuldade de adaptação no dia do evento.

Dicas para quem corre à noite:

Ao correr à noite, prefira locais iluminados e com mais pessoas a andar ou a correr. Se possível, opte sempre por correr em grupo, tornando o treino mais fácil e mais seguro. Os locais iluminados têm também a vantagem de poder estar mais atento a buracos e ao piso irregular do terreno. Por fim, procure programar o fim do treino pelo menos duas horas antes de se deitar, para que a adrenalina produzida pelo organismo não afete o seu sono.
1

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.