Vamos hoje abordar as principais diferenças entre vegan e vegetariano.
De há uns anos a esta parte há cada vez mais pessoas a decidir optar por um estilo de vida saudável onde a alimentação tem um papel fundamental. De entre os diversos estilos de vida há dois que têm vindo a ganhar bastante destaque numa boa parte da população: o vegetarianismo e o veganismo.
Vamos se seguida conhecer mais detalhadamente as diferenças entre os dois e em que consistem exactamente.
Tabela de Conteúdos
Vegetarianismo
Trata-se de um autêntico estilo de vida seguido por muitas pessoas há já muitos anos mas que ultimamente se tem tornado bastante popular. Uma pessoa vegetariana não pode comer carne de origem animal e substitui as proteínas com esta origem por outros alimentos que também são ricos nas mesmas. Dentro da dieta vegetariana podemos encontrar os lacto-vegetarianos que incluem o leite e outros produtos lácteos na sua dieta, e os ovo-lacto-vegetarianos que também podem comer ovos.
Ser vegan
O veganismo é uma forma de alimentação mais extrema do que o vegetarianismo pois estão excluídos produtos como o leite, os produtos lácteos e os ovos. Uma dieta vegan baseia-se no consumo de frutas, verduras, azeites de origem vegetal, frutos secos e cereais.
Benefícios da dieta vegetariana
Alguns dos benefícios da dieta vegetariana são os seguintes:
- Trata-se de uma alimentação realmente saudável e bastante completa porque fornece ao organismo uma grande quantidade de carbohidratos, vitaminas, minerais e água.
- A ingestão de alimentos vegetarianos não provoca quaisquer problemas de estômago e ajuda a melhorar a digestão.
- Esta é uma dieta que fornece bastante energia e vitalidade devido aos hidratos de carbono.
- Trata-se de um tipo de alimentação com menos calorias do que as fornecidas pela alimentação tradicional, pelo que ajuda a ter um corpo com um peso ideal e sem excessos de gordura.
- As pessoas que seguem este tipo de dieta costumam ter uma saúde melhor do que aqueles que comem carne de forma habitual. O vegetarianismo e o veganismo ajudam a reduzir o colesterol e a diminuir a tensão arterial.
Como podemos ver, há muitas vantagens neste tipo de dietas. No entanto, também apresentam algumas desvantagens, já que são dietas que fornecem pequenas quantidades de ferro ao organismo. Para compensar esta situação será boa ideia comer grandes quantidade de verduras de folha verde já que são ricas em ferro.
Ao tomar a opção de se tornar vegan, há que ter alguns cuidados: tomar alguns suplementos vitamínicos, como vitamina B12, que se encontra naturalmente na carne e noutros produtos de origem animal, e ferro. Devem ser encontradas boas fontes de proteínas e a substituição da carne e do peixe não deve ser feita por alimentos muito processados. As leguminosas misturadas com cereais integrais, podem ser uma opção em termos proteicos, embora não colmatem as deficiências em vitamina B12 e ferro.
Espero que tenha ajudado a esclarecer a diferença entre os dois tipos de alimentação e se merecem ou não a pena experimentar. O que acha? Já agora, se for já for vegetariano ou vegan, não nos quer contar a sua experiência?
sergio alves
Setembro 25, 2017pessimo artigo que confunde as pessoas,
veganismo é muito mais que dieta e nao seve ser usado para classificar a dieta de alguem!
a dieta ou é vegetariana ou nao e se é já nao engloba nada de origem animal ou derivados de animal, ponto! se engloba então usa-se o nome ovolactovegetariano mas vegetariano não é!
ou seja uma pessoa pode ser vegetariana e nao ser vegan pois o veganismo vai muito alem da dieta, engloba nao participar em eventos onde explorem ou aprisionem animais, circos, touradas, zoos… nao comprar nada testado em animais, nao usar roupa com peles animais, etc.
Veganismo já é quase activismo! Vegetarianismo é dieta e ai amigos ou é ou nao é… porque de caminho há gente a dizer que é vegetariana porque só tinha um pouquinho de carne na beira do prato…