Rica Saude

Quais são os alimentos ricos em água?

alimentos ricos em água

Todos nós sabemos que a água é um elemento fundamental para manter o nosso corpo a funcionar devidamente e para evitar ganhar gorduras. Desta forma, uma constante ingestão de água através de diversos alimentos pode ajudar o nosso corpo a trabalhar melhor, desempenhando assim de forma mais eficaz tas as suas funções. Para o efeito, mais abaixo, vamos ver quais são os alimentos ricos em água.

O seu corpo precisa de água para realizar as funções básicas, tais como a regulação da temperatura corporal, mantendo o equilíbrio de eletrólitos e nutrientes para que metabolizem.

Consumir quantidades ideiais de água pode ajudar a prevenir dores de cabeça e fadiga de desidratação, e a água pode ajudá-lo também a controlar o seu peso, devido a existência de pouquíssimas calorias nela.

Abaixo, fica uma pequena lista de alimentos ricos em água…

 

Vegetais sem amido

Os vegetais são alimentos com poucas calorias, ricos em fibras e em água. A água compõe 95-96 por cento do peso de diversos vegetais, tais como alface, pepinos e tomates. Muitos vegetais fornecem nutrientes essenciais, tais como o potássio, vitamina C, vitamina A e de folato. Consuma saladas que contenham alface ou folhas de espinafre fresco.

O teor de água dos vegetais ricos em amido é ligeiramente inferior. A água representa 79 por cento do peso da batata, e 76 por cento do peso de milho cru é água.

 

Diversas frutas

Os frutos são ricos em água, a água compõe 84 a 86 por cento do peso total de mirtilos crus, maçãs e laranjas. As frutas podem ajudar você a perder peso por causa do seu alto teor de água e fibras alimentares.

Para reduzir a sua ingestão calórica, consuma frutas em vez de sobremesas com muitas calorias ou guloseimas, tal como bolos ao lanche ou bolachas. As frutas são um excelente alimento para o lanche pois podem ajudar a saciar a sua sede entre as refeições.

 

Proteínas magras

Alguns dos exemplos de proteínas magras são o frango sem pele, peito de peru, peixe, marisco, carne magra e tofu, esses alimentos são ricos em água e proteínas.

O tofu é 85 por cento de água, o peito de peru é constituído por 70 por cento de água, e o camarão é constituído por 78 por cento de água.

As proteínas magras podem ajudar você a controlar o seu peso devido ao seu baixo teor calórico e alto teor de proteínas, tornando-as assim num nutriente de enchimento.

Um exemplo de ementa ideal para o consumo de proteínas magras é peixe assado com feijão verde ou frango cozido com tomates e cogumelos.

 

Sopas

As sopas são constituídas principalmente por água, e o consumo regular de sopas claras ou à base de caldo de carne pode ajudar a controlar o seu peso, de acordo com as Dietary Guidelines 2010.

Em peso, 92 por cento de carne de frango e sopa de legumes é a água. Uma dieta rica em sódio pode contribuir para a pressão arterial elevada e um risco aumentado de doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais e doenças renais, por isso escolha sempre alimentos com baixo teor de sódio e/ou sopas prontas.

Exit mobile version