Púrpura o Que é?

Púrpura o Que é?

púrpuraPúrpura é uma hemorragia espontânea na pele que geralmente aparece como uma erupção.
Petéquias é o termo dado às  pequenas manchas individuais vermelhas ou vermelho-azul com cerca de 1 a 5 milímetros de diâmetro, que compõem a erupção. Elas são causados por uma pequena quantidade de sangramento dentro da pele.  O sangramento mais profundo  sob a pele pode ser visto como hematomas (equimoses).
A diferença entre as petéquias e os vasos sanguíneos anormalmente proeminentes pode ser demonstrado através da aplicação de pressão a um ponto vermelho. Se for causada por um vaso sanguíneo anormal a vermelhidão desaparece temporariamente. Por outro lado, quando a pressão é aplicada nas manchas da púrpura a vermelhidão não desaparece .
A Púrpura geralmente aparece em culturas e podem desaparecer ao longo de três a cinco dias. Estas podem ocorrer em qualquer parte do corpo, mas é mais comum em áreas específicas, tais como a parte da frente das canelas.

Quais são as causas de púrpura?

A Púrpura pode ocorrer quando a contagem de plaquetas do sangue é baixa (trombocitopenia), mas há outras causas também. Isto pode ocorrer quando a parede do vaso sanguíneo é particularmente frágil, tenha sido danificada, ou se a pele é fina. Nas pessoas mais idosas a chamada “púrpura senil” é muitas vezes vista na superfície exterior do braço e dorso da mão. Características semelhantes são observadas em alguns pacientes tratados com terapia de longo prazo de esteróides porque os esteróides enfraquecem os tecidos conectivos da pele.
Em algumas condições inflamatórias danos para os vasos, ou “vasculite”, podem ocorrer e podem causar púrpura. Um exemplo é a doença inflamatória em crianças conhecidos como Púrpura de Henoch–Schönlein, também conhecida como púrpura alérgica. Nesta há dor abdominal, dor nas articulações, inflamação dos rins e púrpura tipicamente sobre as nádegas e membros.
Púrpura com hematomas dolorosos das pernas e ao redor das raízes do cabelo também pode ser vista na deficiência de vitamina C ou o escorbuto.
A Púrpura deve ser relatados a um médico para uma investigação mais aprofundada. Numa pessoa que não tem outros problemas de saúde isso pode ser feito rotineiramente. No entanto, se a pessoa com púrpura está debilitada, um diagnóstico urgente e tratamento são absolutamente necessários.
3

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.