O herpes é um pesadelo para muitas pessoas pois não existe cura e algumas sofrem de surtos agressivos que podem causar grande transtorno. Herpes é o nome comum que se dá a uma infecção causada pelo vírus herpes simples e pode-se manifestar oralmente, com o aparecimento de bolhas e erupções nos lábios e noutros pontos da cara, ou na área genital, que afecta os genitais, nádegas e a zona anal.
Tabela de Conteúdos
A alimentação afecta o aparecimento de herpes?
Como referimos, o herpes não tem cura e pode ser desencadeado por diversos factores, como o stress, a luz solar ou a alimentação. Se sofre de herpes existem por isso alguns alimentos que a ajudarão a proteger-se e a evitar surtos.
Cereais integrais
Regra geral, alimentos ricos em carboidratos surtem um efeito positivo no herpes, e os médicos recomendam que durante um surto a pessoa consuma entre 45 a 65 das suas necessidades calóricas na forma de carboidratos. Existem no entanto dois tipos de carboidratos, os refinados e os não-refinados, sendo que os refinados aumentam em demasia os níveis de glucose no sangue, o que enfraquece o sistema imunitário. Assim sendo, em alternativa a alimentos como farinha branca, arroz branco, açúcar e geleias (que contém carboidratos refinados), é aconselhável que alguém que sofra de herpes adopte uma dieta rica em carboidratos não-refinados, que se encontram em alimentos como trigo integral, pão integral, arroz castanho e aveia.
Carne de aves e peixe
A carne de aves e o peixe contém grandes quantidades de lisina e pouca arginina, dois aminoácidos que estão relacionados com reacções de herpes. A arginina facilita a reprodução do vírus e faz com que os ataques de herpes sejam mais fortes e mais prolongados, daí estes alimentos ajudarem na sua dissipação. Já a lisina, presente em grande quantidade em carne de aves e peixe, estimula a produção de uma enzima chamada arginase, que vai contrariar o efeito estimulante da arginina. Para além de aminoácidos, também contém ferro e zinco, dois nutrientes importantes em pequenas quantidades.
Fruta e vegetais
As vitaminas e outros nutrientes presentes na fruta e nos vegetais também ajudam a combater o herpes. Alguns estudos demonstram que o consumo destes alimentos diminui a força com que o herpes aparece e alivia os sintomas. Dentro destes grupos, os mais aconselhados são os citrinos, pimentão, mangas, cebolas e brócolos. Para além do seu efeito positivo no combate ao herpes, a fruta e os vegetais também contribuem para reduzir os riscos de outros problemas de saúde, nomeadamente diabetes, enfartes, cancro e obesidade.
De forma a maximizar as propriedades destes alimentos, eles devem fazer parte regular da sua dieta e não serem consumidos apenas quando o herpes aparece.