A clara do ovo é riquíssima em albumina, uma proteína de origem animal que possui um ótimo aminograma e um alto valor biológico. A porção branca do ovo (clara) é a matéria de primeira linha para reparar os músculos e prolongar a saciedade por ser uma proteína de longa absorção. Devemos levar em consideração que a porção amarela do ovo também é importante para hipertrofia, mas juntamente com seus nutrientes protéicos, estão os nutrientes lipídicos e vitamínicos.
A proteína da clara do ovo pode ser consumida a qualquer hora. Estudos revelam que mesmo no pós-treino ela não é uma má opção. Geralmente, para os praticantes de musculação, é interessante que a mesma seja consumida antes de dormir para ajudar o corpo a não perder o processo anabólico e anticatabólico, ou seja, evitar a perda de massa muscular e ao mesmo tempo promover o crescimento do tecido muscular.
Dentro do estômago a albumina é partida em várias partículas de aminoácidos, que ficam à disposição para reconstruir ou construir qualquer célula do corpo. Para os praticantes de musculação é necessário pois estimula o processo de restauração muscular.
Segundo estudos, a clara do ovo tem o poder de saciedade, ajudando na perda de peso.