Rica Saude

Propriedades dos alperces

alpercesDe finais da primavera até finais do verão podemos encontrar nas frutarias os alperces no seu melhor momento de maturação. Isto permite-nos desfrutar não apenas do doce sabor desta fruta, com também aproveitar todas as maravilhosas propriedades que nos oferece.

A sua característica cor laranja indica que esta fruta contém betacaroteno, cuja acção antioxidante permite combater os radicais livres responsáveis pelo processo de envelhecimento. Mas para além de nos manter jovens, este poder antioxidante ajudar ainda a combater doenças degenerativas e problemas cardiovasculares, e até mesmo vários tipos de cancro.

Tem grandes quantidades de ferro na sua composição, assim como outros minerais implicados na formação dos glóbulos vermelhos, como o cobre e o cobalto. Por isso, é indicado para combater situações de anemia, e tem-se revelado como uma fruta muito eficaz para ajudar a manter os níveis de ferro nas mulheres em idade de menopausa. Recomenda-se comer esta fruta no final das refeições, como sobremesa, depois de se ter comido carne, peixe, ovos ou fruta rica em vitamina C, já que esta favorece a absorção do ferro.

As pessoas com problemas de retenção de líquidos também pode beneficiar do seu poder diurético graças a ter grandes quantidades de potássio, assim como aqueles que padecem de doenças cuja sintomatologia inclua edemas, como a hipertensão arterial, gota, etc. No entanto, este grande conteúdo em potássio faz com que o consumo desta fruta deva ser limitado por todos quanto sofram de insuficiência renal aguda ou crónica avançada.

Se tiver uma digestão difícil ou pesada, o conteúdo em taninos dos alperces ajuda a melhorar esta situação, já que esta substância combate a inflamação da mucosa intestinal, facilitando assim os processos digestivos, embora neste caso se deva sempre comer os alperces sem pele, uma vez que esta pode causar irritação no estômago.

Agora que já conhece melhor os benefícios dos alperces, acha que vai começar a comer mais esta saborosa fruta?

Exit mobile version