Propriedades do café verde

9 Propriedades do café verde que o farão inclui-lo na sua dieta

Propriedades do café verdeO processo de torrefacção habitual do café não é muito saudável para nossa saúde. No entanto, os grãos de café verde, que são sementes não tostadas da planta do café, não seguem o mesmo procedimento e não perdem antioxidantes, o que é altamente benéfico para nós. Embora não se trate se um produto especialmente conhecido, queremos mostrar as propriedades do café verde, pois são numerosas e realmente importantes.

 

9 Propriedades do café verde que o farão inclui-lo na sua dieta

 

Rico em antioxidantes

Como referimos anteriormente, os grãos de café verde são ricos em antioxidantes que nos ajudam a combater os efeitos prejudiciais dos radicais livres e cuidam da nossa saúde em geral.

Podem controlar os níveis de glicose do nosso sangue e evitam que as células da pele envelheçam mais rápido.

 

Ajuda o metabolismo

Os grãos de café verde contêm ácido clorogênico que ajuda a fortalecer o metabolismo. Minimiza a libertação excessiva de glicose do fígado para o sangue, o que faz com que o nosso corpo comece a queimar as células de gordura armazenadas para cumprir com o requerimento de glicose.

Desta forma, os grãos de café verde puro aumentam a nossa capacidade de queimar gordura e consequentemente ajudam a controlar o excesso de peso.

 

Contra a diabetes

Entre as propriedades do café verde também está a redução dos níveis altos de glicose na corrente sanguínea, ajudando assim a perder peso. Estas duas características são essenciais para tratar a diabetes do tipo 2.

Apesar disso, recomendamos sempre que se tiver diabetes (de qualquer tipo) que consulte o seu médico de família.

 

Reduz o mau colesterol

Os níveis elevados de colesterol costumam ser um pesadelo para muitas pessoas. Os grãos de café verde podem controlar consideravelmente esses níveis de colesterol mau ou lipoproteína de baixa densidade (LDL), que é o principal responsável por nos tornar vulneráveis a problemas cardiovasculares graves, incluindo enfarte do miocárdio.

 

Ajuda a circulação sanguínea

A tensão arterial alta (hipertensão) pode dar origem a doenças graves como a apoplexia, a insuficiência cardíaca, a insuficiência renal crónica, etc… No entanto, sabe-se que os grãos de café verde possuem um ingrediente muito activo e poderoso parecido ao princípio da aspirina que tem um impacto positivo no nosso sangue ao evitar que as plaquetas se agrupem. O resultado é que nossas artérias não endurecem e ajuda a melhorar a circulação sanguínea.

 

Detox natural

Agora que os produtos detox estão na moda, há que esclarecer que os grãos de café verde são também um desintoxicante natural. Limpam o nosso fígado e libertam-no de toxinas, colesterol mau, gorduras desnecessárias, etc.

À medida que o nosso fígado vai-se desintoxicando, melhora a sua função e por sua vez melhora também o nosso metabolismo e nossa saúde em geral.

 

Dose extra de energia

Devido à presença de uma grande quantidade de cafeína, os grãos de café verde podem ser usados como um excelente reforço de energia. Podem aumentar o nosso nível de energia e manter-nos activos durante todo o dia.

Não obstante, há que ter em conta que a cafeína tomada em grandes doses não faz bem ao nosso organismo.

 

Um bom aliado contra o envelhecimento

Para além de agentes antioxidantes, os grãos de café verde também são ricos em ácidos gordos, ácido araídico, ácido linoleico e ácido oleico, que nutrem e hidratam a nossa pele para travar a flacidez, a descoloração e outros danos severos, reduzindo assim os efeitos do envelhecimento.

 

Luta contra a calvície

Os grãos de café verde também têm propriedades contra a alopecia. O extracto destes grãos ajuda a aumentar significativamente o crescimento e a grossura do nosso cabelo. Como nos ajuda a lutar contra tudo o que é tóxico e prejudicial, o nosso cabelo permanece forte, saudável e bonito.

Há que esclarecer que não evita a calvície (mais ainda quando a causa é genética), mas pode ajudar a atrasar os sintomas e a ganhar em qualidade de cabelo.

 

Como tomar o café verde

Há várias formas de tomar café verde. Pode ser em cápsulas de extracto de grãos de café verde (que seguramente poderá encontrar em ervanárias ou lojas de produtos naturais), ou então fazendo uma infusão com água a ferver e os grãos inteiros ou moídos e fazendo café como se fosse um café normal.

O que se recomenda é tomar café verde duas vezes por dia, de preferência de manhã em jejum e antes ou após as refeições.

Aqui ficaram as 9 propriedades do café verde. Esperamos que tenha achado interessante este artigo. Mas diga-nos, já conhecia as propriedades do café verde? Acha interessantes os benefícios para o nosso organismo? Deixe-nos o seu comentário!

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.