Com a chegada do outono aparecem também as amoras. Estas frutas não só têm um aroma intenso mas também o seu sabor é muito bom, mas não se limitam a isso, uma vez que também têm muitos benefícios para a nossa saúde.
As suas propriedades são em grande parte derivadas da grande quantidade de vitaminas E e C existentes na sua composição. Estas vitaminas ajudam a combater a acção dos radicais livres no organismo, graças às suas propriedades antioxidante e rejuvenescedoras. Este efeito é ainda aumentado pela existência de um pigmento flavonóide chamado antocianina, que também possui qualidades antioxidantes, que é o responsável pela cor característica das amoras, pigmento este que também podemos encontrar nos mirtilos, por exemplo.
O seu alto conteúdo em vitamina C também faz com seja recomendável o consumo para aquelas pessoas com problemas de anemia ferropriva, já que esta vitamina favorece a absorção do ferro que ingerimos dos alimentos. O seu consumo está especialmente indicado para períodos de gravidez e aleitamento, para fumadores, situações muito exigentes do ponto de vista físico ou mental, etc.
A antocianina e os carotenóides que contém ajudam a estimular o sistema imunitário, ao mesmo tempo que reduzem os riscos de vir a sofrer de doenças degenerativas ou cardiovasculares, e ainda parecem ser úteis na prevenção de determinados tipos de cancro.
Recomenda-se o seu consumo nas dietas hipocalóricas, uma vez que o seu baixo conteúdo em hidratos de carbono lhes confere poucas calorias. Para além disso, as pessoas com colesterol alto também podem beneficiar com o seu consumo, já que ajudam a baixar os níveis do mau colesterol, e a aumentar o colesterol bom.
Também é recomendada para desportistas e para pessoas com problemas de retenção de líquidos, já que o seu alto conteúdo em potássio estimula a eliminação de líquidos do organismo e ajuda a prevenir o aparecimento de cãibras.
Rui Marques
Janeiro 17, 2017Esta foto é de framboesas e não de amoras
Paulo Rosa
Janeiro 18, 2017Obrigado pelo reparo.
Já foi alterada a imagem.