Propriedades da aveia

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

aveiaComo já sabe, gostamos imenso de falar sobre as propriedades dos alimentos para a saúde. Desta forma, podemos ajudar a saber quais os benefícios dos alimentos e quais são os que mais precisa. Hoje vamos falar sobre a aveia, um cereal que é rico em amido, uma classe de hidrato de carbono muito importante para a alimentação humana.

A aveia (avena sativa) é um cereal com glúten, originário da Pérsia, considerado atualmente um alimento funcional. Além de ser uma fonte abundante de hidratos de carbono, possui antioxidantes, entre eles a vitamina E, o tocotrienol e ácido ferúlico.

Possui na sua composição uma fibra solúvel, o beta-d-glucano, que foi considerado pela Food and Drug Administration (FDA), um componente responsável pela diminuição do colesterol total e do colesterol LDL, se ingerido numa alimentação diária na proporção de 3g/dia de beta-d-glucano, o equivalente ao consumo de 40g de farelo de aveia ou de 60g de farinha de aveia.

Existe ainda evidência científica relativamente aos seus benefícios na redução do risco do cancro de cólon, no controlo das glicemias, na regulação do trânsito intestinal e no aumento da sensação da saciedade.

A aveia diferencia-se do resto dos cereais por ser um dos mais ricos em proteínas vegetais, gorduras insaturadas e vitaminas do grupo B. Para além de tudo isso ainda tem cálcio, magnésio, fósforo, manganês, ácido fólico, silício e uma grande quantidade de fibras vegetais.

aveiaEntre algumas das melhores características da aveia estão actuar como antioxidante, ter um leve efeito laxante e ajudar a regular o colesterol. Para além disso, estimula a função digestiva e o sistema nervoso, sendo ainda excelente para os ossos e os tecidos conjuntivos.

Por outro lado, os hidratos de carbono da aveia são de fácil assimilação e de absorção lenta. Portanto, é um alimento muito recomendável para as pessoas diabéticas, já que não provoca mudanças bruscas nos níveis de insulina. A aveia tem ainda um alto conteúdo proteico. Quando acompanhada por leite de soja ou algum produto lácteo transforma-se num alimento completo em proteínas e bastante saudável. Trata-se de uma fonte de energia excelente, ideal para incluir nas dietas dos desportistas.

Graças às suas características nutricionais, pode ser recomendada para consumo de qualquer pessoa: desportistas, quem sofre de stress, para os que gozam de uma boa saúde, pessoas com problemas de excesso de peso, pessoas doentes, etc. A aveia é um alimento ideal para incluir em qualquer dieta diária. Pense nos pratos que pode preparar com este cereal, para além de poder ser consumido de muitas e diferentes formas.

 

Informação nutricional dos flocos de aveia por cada 100 gramas:

  • Valor energético: 360 Kcal
  • Hidratos de carbono: 61,7 g
  • Fibra: 6,7 g
  • Magnésio: 122 mg
loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...