Rica Saude

5 problemas associados às redes sociais

redes sociaisÉ bem provável que já o saiba. Nem tudo o que reluz é ouro nas redes sociais. As redes sociais ajudam-nos a relacionar-nos com amigos e familiares, e até nos dão a possibilidade de forjar novas amizades.

Mas é preciso não destacar apenas os aspectos positivos desta invenção da era da Internet. Há também que ter em conta todos os problemas que são capazes de criar.

De seguida vamos conhecer os mais comuns 5 problemas associados às redes sociais.

 

Depressão

Não há nada como interagir com as pessoas cara-a-cara. Embora possamos ter a sensação de que somos muito populares porque falamos com muitas pessoas através das redes sociais, essa perda de contacto faz-nos regressar à realidade e fazer com que a angústia, tristeza e uma sensação de vazio que se possa transformar em raiva e dor.

Se está a passar por esta situação, o melhor que tem a fazer é falar com alguém próximo de si ou recorrer a um psicólogo. Certamente que irá poder sair do buraco negro em o que se meteu.

Adição

Há cada vez mais viciados nas redes sociais. Pessoas que não podem estar mais de 30 segundos sem consultar o respectivo smartphone para ver se receberam novas mensagens ou se os perfis dos seus contactos nas redes sociais foram actualizados.

Pode parecer algo insignificante, mas a verdade é que é uma adição tão perigosa como qualquer outra e que é preciso levar muito a sério.

 

Baixa auto-estima

Não é nada bom comparar o seu corpo com o das outras pessoas. Como em tudo na vida, há gente com pior e com melhor corpo do que você.

Se quer ter o melhor corpo das redes sociais e vê que isso é impossível, então é provável que a sua auto-estima fique em baixo. Isso acontece sobretudo quando compara os “likes” de quem tem um corpo de 10 com os “likes” que uma foto sua parecida conseguiu.

E os comentários das pessoas podem ainda ser piores e baixar ainda mais a auto-estima.

Solidão

Solidão nas redes sociais? Parece uma contradição, mas é algo do qual não escapa nem quem tem dezenas de milhares de supostos amigos no Facebook. A vida não se desenrola nas redes sociais. A vida acontece na rua onde estão as pessoas de carne e osso.

Ver que os outros se desconectam porque têm outros planos vai fazê-lo/a sentir-se mal, já que irá descobrir quão sozinho/a está num sábado à noite, por exemplo.

A solução? Ir com familiares e amigos a um bar, ao cinema, a um centro comercial…

 

Sentimento de inferioridade

Este sentimento está muito ligado à baixa auto-estima. Pode sentir-se inferior a alguém que tem um melhor corpo do que você ou que tem uma vida aparentemente melhor.

Ir a um hotel com jacuzzi privado, ter uns sapatos mais caros ou comprar um carro de última geração não significa que essa pessoa é mais feliz do que você.

A vida não é só feita de materialismos. Há muitas outras coisas para além dos bens materiais. Deixe de olhar para os outros e faça os possíveis para ter uma vida feliz.

Exit mobile version