Para começar e antes de começar a fazer exercício, deve ter em conta que com as altas temperaturas também estará mais propenso a sofrer queimaduras devido à acção dos raios ultravioleta. Para contrariar os efeitos nefastos do sol, é importante que reduza o número de horas e a intensidade da rotina de exercícios. Deve escolher muito bem qual a hora ideal para fazer exercício, de forma a evitar a exposição directa ao sol, sempre que possível. Para isso, o ideal será praticar as actividades físicas durante as primeiras horas da manhã ou no final do dia. Nestas alturas do dia as temperaturas são más baixas e os raios ultravioleta menos prejudiciais para a pele o organismo em geral.
Por outro lado, é muito importante estar correctamente equipado. Assim, a roupa utilizada deve ser fabricada com materiais ligeiros e ser transpirável. De igual forma, se se for exercitar ao ar livre, não se esqueça de usar um chapéu, óculos de sol e protector solar.
Uma das coisas mais importantes quando se vai praticar desporto ao ar livre durante o verão é estar devidamente hidratado. É necessário fazer a reposição dos líquidos perdidos com regularidade e refrescar o corpo para diminuir a temperatura corporal. Para finalizar, aconselhamos que coma bem, ou seja, que vigie a sua dieta, que deve ser preferencialmente a dieta mediterrânica, que é muito equilibrada e saudável.
Se tiver pensado em fazer exercício físico durante este verão, é importante que siga estes conselhos. Esperamos que sejam uma boa ajuda para si!