Rica Saude

Praticar desporto de acordo com a condição física

Juntamente com uma dieta equilibrada, o exercício físico é uma das bases mais fundamentais para levar uma vida saudável e que nos faça sentir melhor por dentro e por fora.

No entanto, as nossas possibilidades e o nosso estado físico por vezes limitam o tipo de actividades que gostaríamos de fazer, e faz com que percamos interesse por algo que se estivesse bem planeado poderia estar ao nosso alcance.

Quais são os hábitos e as rotinas de exercício mais recomendáveis para a sua actual forma física? Vamos dar-lhe algumas dicas para encontrar o tipo de actividade física que melhor se adapte às suas características.

Em baixo de forma

Se a sua idade (idosos, por exemplo), as suas características ou condição física não lhe permitem fazer demasiados esforços, nem ter a resistência necessária a algumas actividades mais exigentes, o melhor será começar pelas caminhadas, pois não correrá o risco de vir a ter lesões nem de fazer esforços excessivos.

 

Meia-baixa forma

A natação é um dos desportos mais completos, ideal para pessoas de qualquer idade e com baixos riscos de lesões. Se preferir uma alternativa mais divertida, poderá optar pela ginástica aquática ou aquafitness.

 

Meia forma

As aulas de actividades aeróbicas são ideais para trabalhar quase todo o corpo e fazê-lo de uma forma divertida, acompanhadas de música e por outras pessoas, que tal como você, querem melhorar a sua condição física e a sua saúde de uma forma divertida. Aeróbica, step, aerobox ou danças latinas são algumas das aulas mais habituais nas salas dos ginásios.

 

Em boa forma

Se o seu corpo já está acostumado ao desporto, a bicicleta é uma boa opção quer seja para andar ao ar livre, quer seja a bicicleta estática. Os benefícios são múltiplos: poderá não só queimar calorias e melhorar a sua condição física, como ainda estimular o sistema cardiovascular e a resistência física.

 

Excelente forma

Se é daquelas pessoas que sente a necessidade de fazer desporto de forma habitual e intensa, será capaz não só de praticar desportos de grande intensidade (como o spinning ou a corrida), como ainda se irá sentir mais satisfeito consigo próprio. Estes desportos de maior intensidade ajudam a perder calorias, a peso rapidamente e a fortalecer os músculos e as articulações.

 

Agora que já sabe qual o tipo de desporto mais adaptado à sua condição física, calce os seus ténis e comece e treinar para ficar em forma!

Exit mobile version