Para qualquer pessoa que leve a sério a sua saúde, a prática correcta de actividade física é uma boa forma de melhorar a qualidade de vida. Conhecer os benefícios pode servir de estímulo, mesmo que seja um objectivo difícil de cumprir, mas talvez o segredo seja mesmo o prazer que pode existir na prática de exercício físico.
As componentes da condição física para a saúde são: resistência cardiorrespiratória, força e resistência muscular, flexibilidade e capacidades psicomotoras.
Tabela de Conteúdos
Flexibilidade
É um trabalho diário de amplitude de movimento articular através de alongamentos bem realizados. Antes de fazer alongamentos é conveniente fazer um pouco de mobilidade articular para aquecer os músculos. Os alongamentos devem ser feitos sem dor e no momento que esta apareça deve-se parar a actividade física ou então fazer com menor intensidade.
Deve-se fazer alongamentos pelas seguintes razões:
- Reduzir a tensão muscular e relaxar o corpo.
- Melhorar a coordenação de movimentos, que serão mais livres e fáceis.
- Aumentar a possibilidade de movimento.
- Prevenir danos como a rigidez muscular.
- Facilitar as actividades que vamos fazer.
- Melhorar o conhecimento do corpo.
- Libertar o controlo do corpo pela mente, de forma a que o corpo se mova para o seu próprio bem em vez de o fazer por competição ou vaidade.
- Melhorar e agilizar a competição.
- Sensação agradável.
- Resistência cardiorrespiratória.
Deve-se fazer quatro ou cinco vezes por semana actividades com capacidade aeróbica realizadas de forma moderada e tendo em conta as possibilidades de cada um. De seguida apresentamos alguns exemplos que consideramos adequados para manter uma boa saúde.
- Andar diariamente (evitar o automóvel, a moto, etc).
- Natação a um ritmo moderado.
- Correr em ritmo moderado.
- Andar de bicicleta.
- Patinar (com cuidado para não cair, com protecções).
- Ginásio.
Força e resistência muscular
Duas ou três vezes por semana trabalho de força sem utilizar grandes cargas e fazendo correctamente os exercícios. Sempre se deve combinar o trabalho de força com a flexibilidade. A prática de actividade física ideal para trabalhar a força é a ginástica com diferentes materiais, com o próprio peso, com os colegas/as, etc. É uma boa actividade para tonificar e fortalecer a musculatura.
- Jogos de luta, impulso, lançamentos, saltos, etc.
- Actividades com bolas medicinais.
- Exercícios de pesos (um exercício por músculo, de uma a três series, de oito a doze repetições e com pouco peso) de forma moderada e sem demasiado esforço.
- Abdominais, flexões (actividades com o próprio peso)
- Ginástica.
Habilidades psicomotoras
É parte do desenvolvimento da condição física: o trabalho de equilíbrio, coordenação, percepção. Estas capacidades estão presentes em qualquer prática de actividade física que façamos. Podem ser levadas a cabo através de jogos, desportos recreativos, desporto na natureza, etc.
Previamente a qualquer prática de actividade física
É fundamental fazer uma avaliação médica para saber que tipo de prática de actividade física não se deve fazer. Também é conveniente uma avaliação continua, ou seja, controlar a frequência cardíaca, controlar o peso, problemas de vários tipos, etc. Fazer sempre um aquecimento antes de qualquer actividade para preparar o organismo a nível geral, um aquecimento que comece por mobilidade articular, alongamentos e actividades de pouca intensidade para avançar a pouco e pouco. Lembre-se que “o melhor não é fazer actividade física, mas sim a forma como a fazemos”.
Relaxamento
Permite liberar as tensões, entrar num estado profundo de calma e tranquilidade. Permite ligar-se consigo mesmo, com as próprias sensações, o funcionamento da respiração, etc.