Um dos principais conselhos que se pode dar a quem quer comer de forma mais saudável é reduzir a velocidade com que se come à mesa (e não só). Pois bem, agora um estudo recente vem fundamentar esta recomendação e confirmar que devemos comer devagar e mastigar bem os alimentos.
Este estudo fez uma comparação entre dois grupos de pessoas divididas de acordo com o seu peso corporal (pessoas com peso normal e pessoas com excesso de peso), comprovando-se que quando se comia mais devagar e sem pressas, a ingestão de energia era reduzida em cerca de 10%.
A um dos grupos foi solicitado às pessoas que comessem imaginando que tinham imenso tempo, comendo bocados pequenos, mastigando repetidamente e fazendo pausas durante a refeição. Ao outro grupo foi pedido para comer imaginando que estavam com muita pressa, comendo bocados grandes e não fazendo qualquer pausa.
Os resultados acabaram por mostrar que quando se come mais devagar, bebe-se mais agua e reduzem-se as calorias ingeridas. No entanto esta redução foi menor nas pessoas com excesso de peso ou obesidade, talvez porque estavam mais conscientes de que faziam parte de um estudo e por essa razão diminuíram as quantidades em ambas as situações.
Não obstante, comer mais devagar ajuda a tomar maior consciência do que se ingere e também dá uma maior saciedade mesmo após a ingestão, pelo que afecta não somente o que se come nessa refeição, como também o que se vai comer mais tarde.
Mesmo assim, será possível que uma maior ingestão de água quando se come mais lentamente possa aumentar o volume do estômago e consequentemente ter um menor impacto, no entanto quando se come mais lentamente é mais provável que o consumo de água aumente.
Para finalizar, vamos repetir uma vez mais a nossa recomendação para que se coma mais devagar e se mastigue bem os alimentos, uma vez que assim é possível controlar melhor as quantidades de alimentos ingeridas.