Rica Saude

Porque incha a barriga? Causas do estômago inchado

O inchaço da barriga – abdómen ou estômago inchado – é uma condição muito comum, que afeta principalmente as mulheres, mas quais são suas principais causas? Vamos ver.
É bem provável que em algum momento você tenha sentido o estômago inchado. Deparamo-nos com um desconforto muito comum, que embora possa afetar tanto homens como mulheres, é na verdade uma condição muito comum, especialmente nas mulheres. Na verdade, você sabia que uma em cada três mulheres sofre de inchaço do abdómen? Além disso, estima-se que entre 50% e 70% das mulheres tendem a sofrer de inchaço na barriga durante a menstruação.
Certamente que pode se tornar um problema estético, embora seja um pouco desconfortável pelos diversos sintomas incómodos que costumam surgir, principalmente porque nos sentimos pesados, doridos e incómodos. É comum que as calças apertem e esse desconforto traduz-se por sua vez na irritabilidade.
Clinicamente, o inchaço da barriga é conhecido pelo nome de distensão abdominal. Como o próprio nome sugere, consiste na presença de um abdômen inchado; ou seja, ocorre quando a região ventral é maior do que o normal. É um problema que pode ocorrer tanto em pessoas magras como obesas, mas não há dúvida de que a sensação de aumento da área abdominal é muito mais evidente quando o resto do corpo da pessoa está dentro das medidas normais (ou saudáveis).
estômago inchado

Quais são as causas do inchaço da barriga? Por que geralmente temos um estômago inchado?

As causas que levam ao aparecimento de um inchaço na barriga são, na verdade, muito variadas. Pode se tornar um sintoma de um distúrbio digestivo ou de alguma patologia, embora também possa surgir como resultado de certos hábitos alimentares ou alimentares que causam o aparecimento de um abdômen inflamado.

Intolerâncias alimentares

As intolerâncias alimentares são um dos fatores mais comuns para o surgimento de inchaço na barriga. Devemos diferenciar as intolerâncias das alergias alimentares, uma vez que estas costumam causar sintomas agudos mais graves.
Quando uma pessoa tem intolerância alimentar, pode ser devido a uma histaminose alimentar não alérgica, que consiste numa doença adquirida sem base genética derivada de uma determinada condição gástrica (como gastroenterite), um tratamento farmacológico ou uma parasitação.
Entre os sintomas mais comuns, para além do próprio inchaço da barriga, podemos citar: dores de cabeça, prisão de ventre ou diarreia, dores musculares e desidratação dos discos intervencionáveis.

Síndrome do intestino irritável

Também conhecida simplesmente pelo nome de intestino irritável, consiste em um quadro intestinal que além de inchaço na barriga causa gases e flatulência, obstirpação contínua que alterna com períodos de diarréia, cólicas que só desaparecem quando se vai à casa de banho, cólicas abdominais, fadiga e dor de estômago.
A verdade é que para que ocorra o diagnóstico da síndrome do intestino irritável, é necessário que a pessoa sinta esses sintomas por pelo menos 12 semanas ao longo do ano.

Dispepsia

A dispepsia é caracterizada pelo aparecimento de digestão lenta e atraso do esvaziamento gástrico,causando gases intestinais, inchaço e dores abdominais irritantes.
Surge sobretudo em consequência de refeições muito fartas, que fazem com que o processo digestivo abrande e produza um maior número de fermentações.

Retenção de fluidos

A retenção de fluidos também tende a ser outra causa comum de inchaço, especialmente quando há uma tendência para ocorrer edemas como resultado da acumulação de fluidos no corpo.
Para além do aumento do próprio abdômen, também tende a causar inchaço nas pernas, que pode ser mais intenso nessa região.

Certos hábitos alimentares

Como mencionamos na seção anterior, em muitos casos o inchaço da barriga deve-se apenas a certos hábitos alimentares ou a determinados estilos de vida, sem que nenhuma doença ou distúrbio de saúde influencie o seu aparecimento.
Por exemplo, comer demais causa peso no estômago, que na maioria dos casos se traduz no aparecimento de gases e flatulência e, por sua vez, em um incômodo inchaço do abdómen.

Como reduzir a inflamação do estômago ou da barriga?

Obviamente que a chave é tentar descobrir a causa que causa a inflamação do estômago ou abdómen e obviamente tentar evitá-la.
Por exemplo, é muito comum sentirmos inflamação do estômago quando sofremos de gastroenterite, pois o vírus no estômago tende a causar inflamação. Portanto, neste caso específico é para tratar a gastroenterite reduzindo seus sintomas e, principalmente, em caso de diarreia, beber bastante líquido para evitar a desidratação.
Exit mobile version