ter uma branca

Porque ficamos com a mente em branco, sem nos lembrarmos de nada?

ter uma brancaJá alguma vez ficou com uma “branca” quando ia fazer um exame e não se lembrava nada da matéria? Ficar com a mente vazia é algo por que todos já passámos alguma vez na vida. O problema é que isso acontece frequentemente nos momentos menos oportunos.

E já se questionou alguma vez sobre a razão de isso acontecer? Os cientistas já o fizeram e encontraram a resposta a esta incógnita. Ao que parece, a culpa de tudo está numa hormona chamada de corticosterona. A explicação é muito mais simples do que podia parecer. Não a perca de seguida.

 

A culpada: a hormona corticosterona

A hormona corticosterona é segregada pelas glândulas supra-renais, naqueles momentos especialmente stressantes ou até mesmo de medo, como poderá ser por exemplo ter de falar publicamente perante uma plateia, fazer um exame importante ou representar um papel no teatro.

E como é que actua esta hormona? A corticosterona é a responsável pela regulação do metabolismo e por aumentar as defesas imunológicas, entre outras funções. No entanto, também é a culpada por não sermos capazes de processar a informação.

Uma perda de memória selectiva, uma vez que não esquecemos tudo. Sabemos perfeitamente quem somos e onde nos encontramos. Esta é uma experiência muito comum e que já terá provavelmente sucedido com quase todos nós, ou pelo menos com aquelas pessoas que não suportam especialmente bem o stresse e a ansiedade.

mente em branco

Como evitar uma “branca”

Mas então, qual é a solução para evitar ficar com a mente em branco? Embora seja mais fácil de dizer do que fazer, o que se deve fazer é permanecer tranquilo perante qualquer situação que nos provoque stresse, ansiedade ou medo.

Como fazer isso? Pratique o seu discurso, mentalize-se, e o mais importante de tudo, tente enfrentar os seus medos. Desta forma não irá segregar corticosterona e não ficará com uma “branca”.

Este á mais um exemplo curioso que nos mostra os mistérios ainda encerrados na nossa mente e no nosso corpo…

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.