A pomada para acne adquirida mediante receita médica e a pomada comprada sem receita contém diferentes ingredientes activos que combatem as espinhas através de diversas formas. Algumas pomadas matam as bactérias responsáveis pela acne, outras esfoliam a pele e outras reduzem substancialmente o óleo da pele. As pomadas mais comuns para acne contêm ingredientes activos como o ácido salicílico, peróxido de benzoíla e retinóides.
Um dos tipos mais comuns de pomada é a que recorre precisamente ao ácido salicílico, o qual tem uma ação no desentupimento dos poros e na redução da vermelhidão e inchaço da acne. Isto é, as pomadas para acne reduzem consideravelmente o índice de desenvolvimento de novas espinhas. O ácido salicílico é regularmente encontrado em tratamentos para acne sem receita médica, mas também está disponível em medicamentos prescritos, o que atesta a sua eficácia.
Outro tipo de pomada eficaz para a acne é a que recorre ao peróxido de benzoíla, o qual é um agente antibacteriano que elimina precisamente as bactérias responsáveis pelo desenvolvimento da acne. Estas pomadas têm diferentes concentrações de peróxido de benzoíla, sendo que as concentrações menores funcionam tão bem como as mais elevadas e irritam menos a pele. Este tipo de pomada também está disponível em produtos com e sem receita médica.
Algumas pessoas experienciam algum tipo de reacção alérgica ao peróxido de benzoíla, casos em que surge alguma vermelhidão ou secura da pele. A pomada para a acne que contém este ingrediente activo pode ainda aumentar a sensibilidade ao sol. Além disso, as pessoas que recorrerem a este medicamento devem estar alertadas que o mesmo pode manchar o cabelo e a roupa, pelo que devem ter cuidado no seu manuseio.
Embora menos comum, outro tipo de pomada para a acne contém enxofre como ingrediente activo. O enxofre funciona através da secura e peeling da pele. Este tipo de pomadas muitas vezes têm um odor incómodo e podem ainda causar alguma descoloração na pele. Por vezes, as pomadas com enxofre podem ainda conter resorcinol, o qual ajuda a remover as células de pele mortas que entopem os poros.
Várias pomadas antibióticas para tratar a acne estão disponíveis mediante receita médica. Elas ajudam na eliminação das bactérias, previnem o desenvolvimento das mesmas e, por último, a eclosão da acne. Estas pomadas também podem causar alguns efeitos secundários, como vermelhidão, secura e comichão.
Outro tipo muito comum de pomada é a que recorre a retinóides para tratar as borbulhas. Este ingrediente activo desentope os poros e tem uma ação esfoliante na pele. Esta pomada pode também causar sensibilidade ao sol, vermelhidão e irritação.
Em suma, quando se usa pomada para a acne, é conveniente começar com uma pomada de pequena concentração do seu ingrediente activo e aplicar uma vez por dia, para prevenir a irritação da pele. Quando a pele estiver mais acostumada ao tratamento, você pode aumentar gradualmente o número de aplicações, bem como a sua concentração. A maior parte das pomadas para acne levam algumas semanas para mostrar resultados, pelo que é necessário alguma paciência.
É recomendado que consulte um dermatologista ou fale com o seu farmacêutico, antes de utilizar a pomada para acne ou começar um tratamento para a acne, para reduzir a hipótese de surgimento de efeitos secundários e optimizar seus resultados.