Quer conhecer 5 plantas que ajudam a dormir melhor? O conhecimento do poder das plantas que passou de geração em geração, está agora entregue à Fitoterapia – o ramo da ciência que se dedica ao estudo de todos estes componentes ativos, ou fitoterápicos.
Os efeitos descritos para estas plantas medicinais são diversos, mas vamos centrar-nos naquelas que possuem um efeito tranquilizante, ou de auxilio ao sono. Algumas destas plantas já são conhecidas por muitos de nós, fruto do conhecimento passado entre gerações, mas reforçamos essa informação, e divulgamos outras. Tratam-se de plantas que normalmente consumimos sob a forma de infusão. Relembramos que, apesar de favorecerem o sono, beber grandes quantidade de líquidos antes de dormir, mesmo sendo de infusões relaxantes, pode vir a prejudicar o seu sono.
Aconselhamos que varie as infusões que usa, para evitar os efeitos de sobredosagem associados ao uso repetido da mesma planta, e que estas sejam de produção biológica. Se está a tomar alguma medicação verifique no folheto se há interacção com a infusão que vai beber.
Lembre-se que a sua saúde depende de muitos factores mas também da sua atitude diária em compreender novas soluções de equilíbrio e bem-estar.
Tabela de Conteúdos
Camomila (Matricaria recutita)
As flores e folhas são mais usadas em infusões, mas possuem também efeito relaxante quando usadas em aromaterapia.
Sabia que a Camomila exerce efeitos na função digestiva, principalmente quando esta se agrava com o stress ou a ansiedade? Devido ao seu efeito relaxante, pode ajudá-lo a adormecer.
Sugestão: num dia mais agitado, tome um banho quente, aromatizado com flores de camomila, e uma chávena de infusão de camomila ao fim do dia.
Passiflora (Passiflora incarnata)
Recomendamos uma infusão das folhas secas ou frescas, ou das suas raízes, pois são as partes mais ricas em substâncias activas.
Erva-cidreira (Melissa officinalis)
Para a preparação de infusões, utiliza-se a parte aérea da planta, sob a forma de folhas frescas ou secas. Tem propriedades anti-stress e ansiolíticas, pois os seus fitoquímicos inibem a destruição do GABA, um neurotransmissor essencial para manter estados de calma.
A erva-cidreira pode ainda ser utilizada como condimento de diversos pratos, pois as suas folhas podem ser usadas para dar sabor a saladas de legumes ou frutas. E a sua flor, quando destilada a vapor, origina óleos aromáticos com características óptimas para usar nas divisões da casa onde goste de relaxar.
Sugestão: Prefira erva-cidreira fresca, já que a maioria dos preparados comerciais secos que circulam no mercado, não têm habitualmente garantia de boa qualidade, e apresentam-se com ausência total de aromas.
Flôr de laranjeira (Citrus Sinensis)
Sugestão: Beber três chávenas por dia de infusão de flor de laranjeira, preparada com cerca de 10 g de folhas de laranjeira, durante 10 minutos num litro de água a ferver.
Lúpulo (Humulus lupulus)
Possui substâncias como o xantohumol e fitoestrogénios que podem ter efeitos marcados na saúde, mas são os óleos voláteis que apresentam efeito sedativo. Pode também ter efeitos digestivos, principalmente em termos hepáticos. As flores em seco ou as sementes é que permitem fazer infusões.
Experimente!