pés frios

Costuma ter os pés frios? Saiba aqui porque isso acontece!

pés frios
Muitas pessoas, sobretudo as mulheres, têm sempre os pés frios independentemente de se estar no Verão ou no Inverno e da temperatura ser elevada. É uma situação incómoda e que desperta preocupações. E não é para menos porque pode haver motivos importantes para esta situação, até porque ter os pés sempre (ou muitas vezes) frios é sinal de uma possível existência de alguma doença ou de que algo não está bem com o corpo.

Tabela de Conteúdos

Hipotiroidismo

O hipotiroidismo reconhece-se através de vários sintomas. É habitual que uma pessoa com esta doença note que tem os pés frios, para além de ser especialmente sensível às mudanças de temperatura.
O motivo está relacionado com este problema na tiróide, pois quando se padece de hipotiroidismo deixa-se de produzir a quantidade necessária de hormonas da tiróide, e estas hormonas são a chave para o correcto funcionamento do metabolismo do corpo.

Problemas circulatórios

A má circulação sanguínea é outro dos problemas que podem explicar o facto de se ter os pés frios. Isto acontece porque o sangue tem dificuldade em chegar às extremidades do corpo que estão mais longe do coração. Isso, por sua vez, faz com que se tenha uma temperatura nos pés inferior ao resto do corpo. Para além disso é também habitual estas pessoas terem as mãos frias.

Anemia

A anemia também está relacionada directamente com ter os pés frios, pois o défice de ferro afecta a regulação da temperatura do corpo. Por essa razão, há que ter cuidado com o que comemos para evitar a anemia.

Neurologia

Os transtornos neurológicos são outro dos factores com influência na maior sensibilidade das extremidades ao frio. Esta causa pode ser explicada de forma mais habitual naquelas situações em que a pessoa sente frio, mas os pés estão quentes ao tacto, o que que costuma ser sinal de poder haver uma neuropatia periférica.
Este é um transtorno que, de uma forma geral, é bastante comum nas pessoas com diabetes, embora igualmente seja detectado naquelas que apresentam um défice importante de vitamina B.
5

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.