Esta é uma das perguntas mais frequentes quando se trata de perder peso. É uma preocupação quase universal que podemos ouvir de forma casual numa fila, num consultório médico ou em terapia psicológica. No entanto, se quer perder peso de forma saudável vai ter de encarar esta hipótese… ou talvez não, porque a resposta a esta questão é simplesmente não. Uma alimentação saudável é baseada no equilíbrio. Pode continuar a saborear das suas comidas favoritas, mesmo que tenham um alto conteúdo de calorias, gorduras ou açúcares, mas sempre e quando o fizer apenas de forma ocasional.Também deve considerar que se for consumir esses alimentos, que os deve combinar com outros alimentos mais saudáveis, de forma a manter o equilíbrio. Naturalmente que depois deve também fazer mais actividade física.Aqui ficam alguns conselhos gerais sobre as comidas reconfortantes:
- Consuma-as com menos frequência. Se ingere normalmente estes alimentos todos os dias, então baixe a frequência para uma vez por semana, ou se conseguir, para uma vez por mês. Dessa forma vai reduzir as calorias ao não consumir tanto esse tipo de comida.
- Coma porções mais pequenas. Se o seu alimento de alto conteúdo calórico favorito é uma barra de chocolate às três da tarde, então coma uma de tamanho mais pequeno ou apenas metade da barra. Mas cuidado. Este método funciona bem para algumas pessoas, mas outras podem descobrir que é demasiado tentador ter a sua comida favorita à disposição, embora em quantidades mais pequenas. Observe o seu comportamento e avalie os resultados.
- Experimente uma versão menos calórica. Use ingredientes com poucas calorias ou faça a preparação de outra forma. Por exemplo, se a sua receita de macarrão com queijo leva leite gordo, manteiga e queijo, então experimente fazer com leite magro, menos manteiga, queijo magro, espinafres frescos e tomates. Tenha cuidado para não aumentar o tamanho das porções.
Outra questão frequente é se é necessário comer vegetais. A resposta é sim. Uma alimentação equilibrada inclui não só vegetais frescos, como primeira opção, mas também congelados, como segunda, ou enlatados como última alternativa.Muitos vegetais de diferentes cores. Para poder reduzir a ingestão de calorias sem comer menos e sentir fome, vai precisar de substituir alguns alimentos de alto conteúdo calórico por outros com poucas calorias e gordura, mas que o satisfaçam. De uma forma geral, isto significa alimentos que contenham muita água e fibras: frutas e vegetais.Lembre-se que as bebidas também contam. É provável que tenha de renunciar aos sumos que não sejam 100 % fruta.Deve beber muita água. Importante: não tem de fazer estas mudanças de forma drástica. Para que possa ter sucesso e não perca o entusiasmo com tanta renúncia, comece por uma mudança de cada vez e vá fazendo as coisas a pouco e pouco. Por exemplo, se quer deixar de beber sumos e petiscos, então escolha um primeiro, digamos os sumos. Em vez de cortar de raiz o hábito de beber sumos, comece por beber menos; se bebe um copo em cada refeição, reduza o consumo a um ou dois copos diários, e assim por diante até deixar por completo. E só depois faça o mesmo com os petiscos.A chave para ter sucesso é ser constante. Se escolher sempre opções saudáveis, eventualmente vai desenvolver melhores hábitos alimentares. Se você é daquelas pessoas que se orgulha de dizer que não gosta de vegetais, então aí já é necessária uma mudança de atitude antes de começar a aventura de perder peso de forma saudável.