O envelhecimento da pele é causa de preocupação para todos e, apesar de inevitável, é possível tentar retardar este processo durante algum tempo, seguindo alguns dos conselhos que temos para si.
Tabela de Conteúdos
Cuidado com a luz do sol
A luz do sol não faz mal à pele, bem pelo contrário, em quantidades adequadas, ajuda a fortalecer a manter a pele jovem. O truque é saber expormo-nos à luz solar e ao mesmo tempo proteger a pele dos raios ultravioleta. A melhor altura do dia para apanhar sol é a manhã, antes do meio-dia. Estes raios solares são fracos a ajudam a pele a absorver vitamina D.
Durante as horas de mais calor, o objectivo é proteger a pele. Protectores solares, cremes hidratantes e comer fruta e vegetais são as melhores formas de protecção.
Evite os químicos
Alguns ingredientes químicos em shampoos, produtos de pele e sabões podem causar irritações e deixar a sua pele vulnerável às agressões do dia-a-dia. Alguns agentes de preservação da pele ou agentes anti-bacteriais podem ser benéficos apenas a curto prazo, pois a longo prazo tornam a pele mais sensível e sujeita a desidratação e aos efeitos do sol.
Procure por produtos naturais ou que contenham uma grande percentagem de ingredientes naturais.
O stress e a sua pele
O stress pode ser um factor que contribui para o envelhecimento da sua pele. O stress mental normalmente contribui para a desidratação da pele e para a formação de rugas ou as chamadas linhas de stress.
O stress emocional, especialmente em raparigas e mulheres mais novas pode resultar em aparecimento de acne, pelo que deverá recorrer a cremes hidratantes e fortificantes.
Existe um terceiro tipo de stress, o físico, que resulta de actividade física prolongada e exagerada. A pele sujeita a grandes esforços físicos e desportos que aumentem a massa corporal, podem deixar a pele mais rígida e susceptível a rugas com o envelhecimento.
Limpeza e esfoliação
A limpeza e esfoliação da pele podem ajudar a atrasar os sinais de envelhecimento por anos. No entanto, diferentes tipos de pele exigem diferentes produtos e tratamentos. Na altura da compra, informe-se com o seu farmacêutico ou outro responsável, ou recorra mesmo a um dermatologista. Se optar pelo tratamento errado, o tratamento pode ser inútil ou mesmo contra produtivo.
Hidratação por dentro e por fora
Para além dos cremes hidratantes, é também necessário consumir 1 ou 2 litros de água diariamente, para hidratar o corpo, e também consumir azeite e outros óleos em quantidades suficientes, pois estes contribuem para a lubrificação da pele.
Cuidados no Inverno
Não é só o sol e praia que podem danificar a sua pele. Também o Inverno é um período de ataques, e deve por isso antes de mais beber mais água que o habitual, pois a pele exposta ao frio seca mais rapidamente.
Depois de muito tempo na rua e de exposição ao frio, deve tomar um banho de água quente para ajudar a abrir de novo os poros que podem ficar bloqueados com o frio.