Osteoporose

Osteoporose

OsteoporoseA osteoporose, que literalmente significa “osso poroso”, é uma doença óssea progressiva que torna os ossos fracos, permeáveis, e mais propensos a fraturas após uma queda súbita ou, em alguns casos, até mesmo com atividades tipicamente benignas, como tossir ou fletir o corpo. Estas fracturas muitas vezes surgem de um impacto das ancas, punhos ou coluna vertebral, mas podem ocorrer em qualquer osso no corpo. Como a osteoporose não tem sintomas ou dor nos seus estágios iniciais, uma fratura pode ser a primeira indicação de que uma pessoa desenvolveu a doença.
Embora a osteoporose é muitas vezes vista como uma doença que afeta as mulheres, um em cada quatro homens com idade acima de 50 terá uma fratura relacionada à osteoporose. Tal como metade das mulheres acima de 50 anos vão quebrar um osso por causa da condição.

Tipos de Osteoporose

A osteoporose está principalmente relacionada com a idade, mas em alguns casos, a doença é causada por outras condições de saúde, bem como de certos medicamentos e fatores de estilo de vida. Os tipos de osteoporose incluem:

Osteoporose primária

Osteoporose primária é causada pela idade relacionada perda de massa óssea, quando a perda óssea supera a formação de osso novo, ou pela diminuição da função gonadal pós menopausa nas mulheres ou envelhecimento dos homens. A Osteoporose primária é responsável por mais de 95 por cento da osteoporose em mulheres e cerca de 80 por cento nos homens.

A osteoporose secundária

A osteoporose secundária pode ser causada por uma variedade de causas, incluindo, medicamentos ou outras doenças crónicas e condições. Doenças comuns que podem contribuir para o desenvolvimento da osteoporose incluem:
  • Doença renal crónica
  • Doença celíaca
  • Hipertireoidismo
  • Fibrose cística
Os medicamentos que podem levar à osteoporose incluem esteróides, medicamentos anticonvulsivantes e uso excessivo de medicamentos de reposição hormonal da tiróide. Baixa ingestão de cálcio e níveis baixos de vitamina D também podem contribuir para o desenvolvimento da osteoporose.

Sintomas da osteoporose

A osteoporose é considerada uma doença silenciosa, porque frequentemente não há sintomas reveladores até que ocorra uma fratura. Se tiver uma fratura de uma queda, especialmente se está em risco para a osteoporose, deve consultar o seu médico de família para um exame.

Os sintomas comuns da osteoporose

Fratura

A fratura é um dos sinais mais comuns de ossos frágeis causadas por osteoporose. As fraturas podem ser causadas por uma queda ou até mesmo um pequeno incidente como pisar fora de uma calçada ou um espirro violento.

Dor nas Costas

A osteoporose pode causar fraturas por compressão da coluna vertebral. Estas são muito dolorosas porque o colapso das vértebras de parte de trás vai beliscar os nervos que se irradiam a partir da medula espinhal. Isso pode resultar sintomas de dor que variam de suaves para dor nas costas debilitante.

Perda de Altura

Em alguns casos, as fracturas múltiplas da coluna provocadas pela osteoporose podem causar uma perda de altura ou uma ligeira curvatura da parte superior das costas. A inclinação para trás é conhecida como cifose.

Causas da osteoporose

A causa de a osteoporose não é totalmente compreendida. O que se sabe é que a condição envolve uma ruptura no processo de construção óssea. Fatores hormonais, ou seja, as alterações hormonais que ocorrem durante a menopausa em mulheres ou o envelhecimento natural em homens, desempenham igualmente um papel significativo no desenvolvimento da osteoporose.

Envelhecimento

A idade é o principal fator de risco da osteoporose. Sob condições normais do corpo, o osso novo é feito e osso velho é dividido em uma proporção consistente que resulta em depósitos aumentados de osso novo e da densidade óssea. O pico de massa óssea é geralmente alcançado aproximadamente aos 25 a 30 anos de idade. O pico de massa óssea é determinado principalmente por fatores genéticos como raça e género. Até a idade aproximada de 30, o seu corpo forma um novo osso mais rápido do que pode “dissolver” o osso velho. Depois dos 35 anos de idade, ambos os homens e mulheres começam a perder o pico de massa óssea, a uma taxa de 0,5 a 1% por ano. Isto significa que o osso velho é “dissolvido” mais rápido do que está a ser construído. Gradualmente, isto resulta numa perda de massa óssea. Uma pequena perda de massa óssea é normal. No entanto, em pessoas com osteoporose, há uma maior taxa de perda óssea. Os ossos se tornam porosos e frágeis e, portanto, mais propensos à fratura.

Menopausa

O estrogénio parece suprimir os osteoclastos, as células do seu corpo que “quebram” e absorvem o osso. Quando as mulheres chegam à menopausa, os níveis de estrogénio declinam, o que desencadeia uma rápida perda de densidade mineral óssea. A taxa acelerada de perda óssea pós-menopausa é a mais proeminente em certas áreas, tais como a coluna, em que a taxa de perda pode ser de 3 a 5% por ano durante os 10 anos após a menopausa.Este défice pode levar a osteoporose.
2

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.