Rica Saude

Os perigos da Insolação

O que é insolação? A insolação acontece quando o organismo fica incapacitado de controlar sua temperatura. Quando a pessoa tem insolação, sua temperatura corporal aumenta rapidamente, o mecanismo de transpiração falha e o corpo fica incapacitado de se resfriar. A temperatura corporal de uma pessoa com insolação pode subir até 41 graus, ou mais, em 10 a 15 minutos. Insolação pode causar morte ou incapacitação permanente se o tratamento de emergência não for providenciado.
insolação

O que pode acontecer quando a pessoa é submetida ao intenso calor?

Pessoas podem sofrer de problemas de saúde relacionados ao calor quando o sistema de controle de temperatura do corpo é sobrecarregado. O corpo geralmente se resfria com a transpiração. Porém, em algumas circunstâncias, somente a transpiração não é suficiente. Nesses casos, a temperatura corporal da pessoa pode subir rapidamente. Temperaturas corporais muito altas podem danificar o cérebro e outro órgão vitais. Vários fatores afetam a capacidade do organismo de se resfriar durante o calor forte. Quando a umidade está alta o suor não evapora tão rápido, o que impede que o corpo libere calor mais rapidamente. Outras condições que podem limitar a capacidade de regular a temperatura incluem idade muito nova (0-4 anos), obesidade, febre, desidratação, doenças cardíacas, circulação ruim, queimaduras solares e uso de alguns remédios e álcool.
A insolação pode ser percebida quando a pessoa apresenta os seguintes sintomas: tontura, dor de cabeça, falta de ar, náuseas, mal-estar, vômitos, aumento da temperatura corporal, fraqueza, irritação, pele seca e vermelha e até inconsciência. Caso se perceba um início de insolação, deve-se sair imediatamente do sol cobrindo o corpo com toalhas úmidas e é recomendável que se permaneça próximo a ventiladores. Em estágios mais avançados é aconselhável locomover a pessoa até um hospital para que seja hidratada novamente através do soro. É muito importante ingerir bastante líquido alternado com soro caseiro além de utilizar hidratantes na pele, roupas claras e leves, alimentar-se com comidas leves e naturais e tomar banhos frios para evitar o aquecimento corpóreo.
Para não sofrer com insolação é necessário não se expor ao sol no período entre às 10h e 16hs, utilizar proteção solar, tomar bastante líquido, hidratar a pele após exposição ao sol, reaplicar o protetor solar a cada duas horas, proteger o rosto e pescoço, utilizar sabonetes glicerinados, proteger os olhos com óculos escuros, não utilizar óleo bronzeador se o sol estiver muito quente e não utilizar repelente ao ir à praia.

O que deve-se fazer ao notar alguém com sinais de insolação

Caso perceba que alguém apresenta sinais de insolação, providencie alguma pessoa para chamar pelo atendimento médico de emergência enquanto você resfria a vítima. Faça o seguinte:

Como se proteger a fim de evitar insolação quando o calor está muito forte 

Beba bastante líquido, reponha os sais minerais, vista roupas apropriadas, use protetor solar, evite realizar atividades vigorosas no calor, procure ficar fora do ar livre quente e escolha as atividades ao ar livre com cuidado.

O quanto deve-se beber no calor

Durante o clima quente é necessário beber mais líquidos do que sua sede sinaliza. Aumente sua ingestão de líquidos, independente do nível de atividade. Ao praticar exercícios vigorosos no calor, beba 2 a 4 copos de fluidos geladas a cada hora. Evite bebidas alcoólicas porque elas o farão perder mais líquidos.
Exit mobile version