O intestino não está a funcionar da melhor forma se a defecação é feita apenas uma vez por semana, causa dor, mau estar geral, quando as fezes têm uma aparência estranha, quando a deposição é demasiado dura ou mole ou quando a prisão de ventre aparece alternada com episódios de diarreia. Uma forma de solucionar este problema é através dos laxantes naturais. Vamos conhecer os melhores de seguida.
Tabela de Conteúdos
Água
A água é sem sombra de dúvida um dos laxantes naturais mais poderosos. É importante beber água em abundância durante todo o dia, embora seja especialmente recomendável fazê-lo de manhã. A água ajuda a limpar o estômago e os intestinos, amolece as fezes e estimula o peristaltismo intestinal.
Frutas e frutos secos
Embora toda a fruta tenha um efeito laxante, os kiwis são a melhor garantia. Também são muito eficazes as ameixas e os frutos secos, que são ricos em óleos e fibras.
Chicletes e caramelos sem açúcar
Mastigar chicletes ou caramelos sem açúcar estimula o funcionamento do intestino preguiçoso.
Cereais integrais e legumes
Os cereais integrais, que são ricos em fibras, são um dos alimentos que limpam os intestinos e estimulam o seu funcionamento. Os legumes também têm um efeito laxante de grande alcance, já que contêm uma grande quantidade de fibra.
Desporto
A prática de desporto ajuda não só a combater os quilos a mais, a manter o coração saudável e o cérebro jovem, como ainda ajuda a ir mais frequentemente à casa de banho.
Aloé Vera e alcaçuz
Por último, queremos falar do Aloé Vera, um potente anti-inflamatório e um excelente laxante natural, e o alcaçuz que também tem esta propriedade.