Muitas pessoas pensam que a anemia é uma doença, mas na realidade é um sintoma que pode ter diferentes causas. Na maioria dos casos, poderá ser devido a falta de ferro no organismo.
Mas, a que nos referimos exactamente quando falamos de anemia? De uma forma geral, a anemia costuma indicar uma baixa concentração de glóbulos vermelhos no organismo, os quais estão encarregados do transporte do oxigénio para os tecidos. A consequência é um cansaço extremo, fadiga, vertigens e dores no corpo.
Qual a solução contra a anemia? Na maioria dos casos, uma dieta com alimentos ricos em ferro pode ser uma boa ajuda para combater este problema.
Pescado azul
Da próxima vez que for ao supermercado, não se esqueça de comprar muito peixe azul, sobretudo salmão e atum, que são excelentes fontes de ferro e de ácidos graxos ómega-3.
Verduras de folha verde
As verduras de folha verde também não devem faltar numa dieta contra a anemia. Quer exemplos? Os espinafres, acelgas e couves são boas fontes de ferro. Sempre que for possível, o melhor é consumi-las cruas, mas também são muito saborosas quando fervidas em água ou ao vapor.
Carne vermelha
E se gostar de carne, a melhor contra a anemia é a carne vermelha, e sobretudo a carne de cordeiro. De qualquer das formas, é conveniente consumir carne com alguma moderação.
Frutos secos, ovos e trigo
Outro alimento que não pode faltar na sua lista de compras são os frutos secos. Os pistácios e as nozes são os que têm mais ferro.
O trigo e a aveia também se recomendam às pessoas anémicas, tal como os ovos.
Uma alimentação saudável também pode ajudar a combater a anemia, mas se a sensação de fadiga, o cansaço e as vertigens persistirem, não perca mais tempo e consultar o mais rapidamente possível o seu médico.
O que se deve reduzir ou evitar
Não misture alimentos ricos em ferro com alimentos ricos em cálcio (lacticínios, sardinhas em conserva, etc.) pois o cálcio reduz a absorção de ferro.
Andreia Silva
Janeiro 16, 2016Bom dia.
Minha filha fez exame de sangue e deu alteração nos glóbulos vermelhos que estão diminuídos consideravelmente e alteração na medula, a pediatra comandou muita carne vermelha que no caso dela complexo b não ajudaria muito, devido a alteração na medula que está trabalhando dobrado. Gostaria de ajuda com relação a este diagnóstico se e possível substituir a proteína da carne em si por suplementos a base de vitamina animal?