Os melhores alimentos antioxidantes

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

alimentos antioxidantesA melhor forma de nos mantermos saudáveis é, para além do exercício físico, comermos alimentos ricos em vitaminas.

Os melhores alimentos antioxidantes estão cheios de vitaminas e minerais, que minimizam os danos nas células, que podem causar outros problemas, como doenças do coração, cancro, Alzheimer e outras.

 

Super alimentos

Muitas pessoas acreditam que necessitam recorrer a suplementos para colherem todas as vitaminas e minerais que precisam. Contudo, os nutrientes funcionam melhor no seu corpo, quando são consumidos de forma natural, isto é, nas devidas quantidades presentes nos alimentos e equilibrados com outros nutrientes.

Uma dose elevada de uma determinada vitamina ou mineral de um suplemento pode interferir com a forma como o seu corpo absorve ou usa uma vitamina importante ou mineral.

Além disso, os suplementos podem interferir também com medicamentos como antibióticos ou diuréticos.

Pelo contrário, alimentos ricos em nutrientes facultam tudo o que você necessita, sem efeitos secundários que possam causar interferências. Os melhores alimentos antioxidantes, como os que vamos ver abaixo, têm vários benefícios para a saúde. Tente consumir estes alimentos todos os dias, para optimizar a sua toma de vitaminas, minerais e outros nutrientes essenciais, que beneficiam tanto o seu corpo, como o seu sistema imunitário.

 

Amoras

Algumas pesquisas recentes sugerem que as amoras/mirtilos podem ajudar a proteger as células de danos e reduzir a inflamação. As amoras contêm muitas das vitaminas e minerais conhecidos por fortalecerem o sistema imunitário, para além de fitoquímicos que podem adjuvar a combater o cancro e doenças cardíacas.

 

Bagas Vermelhas

As bagas, especialmente as framboesas e os morangos, contêm ácido elágico, um fitoquímico que opera na prevenção de cancros relacionados com os agentes (cancerígenos) presentes na dieta ou o ambiente.

 

Batata-doce e Vegetais Laranja

Tanto a batata branca como a batata-doce facultam nutrientes importantes, como a vitamina C e B6, potássio e fibra. Contudo, a batata-doce tem uma maior quantidade desses nutrientes. Além disso, têm ainda cálcio e vitamina A.

Os vegetais cor de laranja são ricos em nutrientes e cheios de fitoquímicos também. As cenouras são mundialmente conhecidas como sendo ricas em vitamina A, enquanto que a abóbora é rica não só em vitamina A, mas também em vitamina C.

 

Chá

Com um gole de chá, você recebe fitoquímicos importantes, como a antocianina, que ajuda a combater a inflamação. Mas o chá contém outros antioxidantes, como as catequinas, que se julgam bloquear os danos nas células que eventualmente levam ao surgimento do cancro.

O chá verde, em particular, contribui com muitos outros fitoquímicos protectores da sua saúde.

 

Feijões

O feijão é um óptimo antioxidante. E, além disso, fornece um pacote de nutrientes, que incluem muitas vitaminas e minerais. Os feijões de soja verdes e a soja facultam vitamina C, cálcio, zinco e selénio. As lentilhas e o feijão-frade são ricas em folato e zinco. O feijão preto e o roxo também oferecem uma boa quantidade de folato.

 

Grãos Integrais

Essa opção pode mudar de forma significativa a sua saúde. Por exemplo, o pão integral em detrimento do pão branco é melhor para a sua saúde, tal como o arroz integral em substituição do arroz branco.

Algumas pesquisas sugerem que as pessoas que consomem pelo menos uma porção diária de grãos integrais têm um menor risco de sofrerem de doenças cardíacas ou de terem um enfarte.

Os grãos integrais facultam zinco e selénio, além de fitoquímicos que se julgam ajudar a proteger contra as doenças no coração e cancro.

 

Nozes

As nozes são um dos melhores alimentos e um dos mais equilibrados que podemos consumir. Têm uma boa dose de gorduras saudáveis, bem como uma menor quantidade de proteínas e carboidratos. Cada tipo de noz oferece um perfil único de minerais, fitoquímicos e outros tipos de gordura.

 

Peixe

O peixe faculta ácidos gordos poderosos em ómega-3. Estudos sugerem que o ómega-3, em particular o proveniente do peixe, pode ajudar nas doenças inflamatórias. Embora todos os peixes o tenham, os mais ricos em ómega-3 são: as sardinhas, o salmão, as ostras, o atum, cavala, a truta, o arenque, o bife de tubarão e a albacora.

Além disso, o peixe também fornece um nutriente importante, difícil de encontrar nos alimentos, nomeadamente a vitamina D.

 

Uvas – Rochas, Vermelhas e Azuis

As uvas, especialmente as de cor escura, estão recheadas de fitoquímicos, antioxidantes que podem ajudar a prevenir o cancro e doenças no coração. Além disso, são também boas para o seu sistema imunitário. As uvas também contêm vitamina C e selénio.

 

Vegetais Verdes e Escuros

Os espinafres, os brócolos ou a couve são membros de um grupo de vegetais verdes e escuros, que são bastante benéficos para a sua saúde.

São super vegetais ricos em nutrientes, que ajudam a combater doenças. Integram as vitaminas C, E, e A, bem como ainda cálcio. Além disso, estão ainda carregados com magnésio e potássio.

Estes vegetais têm propriedades antioxidantes e fitoquímicos que ajudam a dilatar os vasos sanguíneos e a combater o cancro.

 

Agora que sabe quais são os melhores alimentos antioxidantes, tente integrar os mesmos no seu plano alimentar quotidiano, de forma a optimizar a sua saúde, perder algum peso e prevenir o surgimento de doenças.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.